domingo, 12 de agosto de 2012

   Oi pessoal tudo bem?
 Vamos falar hoje sobre um pouquinho da história de uma de nossas paixões...
a origem dos livros!!!



    Se considerarmos como livro uma obra escrita, teremos que remontar à escrita cuneiforme feita pelos assírios e babilônios e ao Código de Hamurabi (conjunto de leis transcrito em 1694 a.C.). O mais antigo texto literário seria a Epopéia de Gilgamesch, escrita no século 7 a.C., na Babilônia. A Íliada, de Homero, teria sido escrita por volta de 725 a.C., mas só foi "impressa" no século 6 a.C. Considerando a configuração atual do livro, o primeiro a ser impresso com tipos móveis, com capa e encadernado foi a Bíblia de 42 linhas de Gutenberg (1397 – 1468), publicada em 1454 na Alemanha.

  
Gutenberg

Originalmente os textos eram escritos em papiro, depois em pergaminhos e só durante o Império Romano ocorreu uma das transformações que os aproximaram da forma convencional do livro. Nessa época, os juristas decidiram manusear o pergaminho de forma diferente, dobrando-o em quatro ou em oito, chamando esse caderno de volumem, costurando esses cadernos uns aos outros, construíam o que chamavam de códex (códice). Mais tarde, na Idade Média esses códices passaram a conter também iluminuras e miniaturas ilustrativas.

  A existência do livro se deve a uma sucessão de invenções que possibilitaram a fixação da escrita em um suporte, desenvolvimento de tintas, etc. O papel foi inventado pelo chinês Cai Lun em 105 a.C., que sugeriu a utilização de casca de amora, bambu e grama chinesa como matérias-primas. No século VII esse conhecimento é levado à Arábia por um monge budista, de lá vai para à Europa em 1150 através do domínio mouro, em Valência, Espanha. Na China o livro mais antigo é o Diamante sutra, uma escritura budista de 11 de maio de 868, que foi impressa em um rolo de papel através de blocos de madeira esculpida.
Os chineses também inventaram o tipo móvel, 400 anos antes de Gutenberg, entre 1041 e 1049. O seu inventor, Pi Shêng, foi um escritor e utilizava argila cozida para fabricá-los. Shên Kua, contemporâneo do inventor, relatou a produção de milhares de cópias, mas não é específico se foram em forma de rolos ou livros. Essas obras impressas eram o que ele chamava de Os cinco Clássicos.
Pi Shêng

Na Idade Média, antes da invenção dos tipos móveis, os livros eram esculpidos em madeira. Um dos mais antigos é Exercitium super Pater Noster (1440), com ilustrações e texto em holandês e latim. A série mais importante é a edição ilustrada do Apocalipse, na segunda metade do século XV, e o Ars Moriendi, de 1450.
Na Europa, alguns especialistas afirmam que o livro mais antigo impresso em forma de códice e com tipos móveis de metal foi um poema conhecido como O julgamento do mundo, impresso entre 1444 e 1447. A impressão é atribuída a Gutenberg e só resta um fragmento da obra, encontrado em 1892, deduz-se que o livro tinha 74 páginas, com 28 linhas cada.
  Espero que vocês tenham gostado de saber um pouquinho mais sobre a origem dos livros, e de saber como eles eram muito antigamente.... Boa Leitura!

Máquina inventada por Gutenberg.

2 comentários:

  1. Muito legal a matéria, u já tinha lido várias coisas relacionadas, claro, pois amo os livros, mas é sempre bom reler e aprender.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  2. Gostei da postagem! Faz a gente refletir sobre o momento em que estamos e quanto tempo a humanidade levou para tornar o livro o que ele é hoje.

    ResponderExcluir