domingo, 26 de agosto de 2012

Os Sonhos

 Olá Pessoal, tudo bem?
Hoje mais uma nova matéria pra vocês... agora sobre sonhos!
Afinal, o blog não trata somente de livros, mas também dos sonhos!
"Sonhos e Resenhas"



    


 O sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religião, ciência e cultura. Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Os sonhos noturnos são gerados, na busca pela realização de um desejo reprimido.[1] Recentemente, descobriu-se que até os bebês no útero têm sono REM (movimentos rápidos dos olhos) e sonham, mas não se sabe com o quê. Em diversas tradições culturais e religiosas, o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência.


 Existem outras correntes, que vêem o sonho de modo diverso. Os neurocientistas, de modo geral, afirmam que o sonho é apenas uma espécie de tráfego de informação sem sentido que tem por função manter o cérebro em ordem. Essa teoria só não explica como esses enredos supostamente desconexos são responsáveis por grandes insights, como em Thomas Edison, por exemplo. Existem muitos outros casos de sonhos reveladores em várias áreas da ciência e da arte, que todavia não impedem que os sonhos sirvam também para recuperar a saúde do organismo e do cérebro.
Como por exemplo: Seu organismo você sonhar com a resolução de um problema, com a reconciliação de relacionamento, para confortar a dor do corpo físico, para amenizar mais, como uma defesa natural.



   Algumas curiosidades sobre os sonhos:

 Os cegos também sonham
Pessoas que ficam cegas depois do nascimento podem ver imagens durante os sonhos. As pessoas que nascem cegas não enxergam nada, mas possuem sonhos igualmente vívidos envolvendo seus outros sentidos: audição, olfato, tato e suas emoções. É difícil para pessoas que enxergam imaginar, mas o a necessidade dos sonhos para o corpo é tão forte que os cegos podem virtualmente manipular todas as situações com as quais sonham.

Você esquece 90% dos seus sonhos
Depois de cinco minutos acordados a metade do sonho já foi esquecido. Em 10m, 90% já se foi. O famoso poeta Samuel Taylor Coleridge acordou uma manhã depois de ter um fantástico sonho (possivelmente induzido pelo ópio) e começou a descrever seu “visão em um sonho”, que é um dos poemas ingleses mais famosos: Kubla Khan. Depois de haver escrito 54 linhas ele foi interrompido por um visitante indesejado. Samuel retornou ao seu poema, mas não pode lembrar o resto de seu sonho. O poema nunca foi concluído.

Curiosamente o autor Robert Stecenson inventou a história do Doutor Jeckyll e Sr. Hyde enquanto estava dormindo. Frankenstein, de Mary Shelley, também foi filho de um sonho da autora.





 Todo mundo sonha
Com exceção de algumas pessoas com distúrbios psicológicos extremos todo o restante de nós sonha. Homens tendem a sonhar mais com outros homens, enquanto a mulher tende a sonhar igualmente com pessoas de ambos sexos.

 Nós sonhamos apenas sobre o que conhecemos
Nossos sonhos são freqüentemente cheios de pessoas estranhas que desempenham certos papéis. Você sabia que a sua mente não está inventando estas faces? Elas são rostos reais de pessoas que você viu durante a sua vida, mas pode não se recordar. O algoz de seu último pesadelo pode ter sido o caixa da padaria em que o seu pai comprava pão quando você era criança. Como todos vemos centenas de milhares de rostos por dia é possível que tenhamos um suprimento infindável de personagens que nossa mente por utilizar durante os sonhos.

Existe uma ciência que afirma que os sonhos são manipulados em realidade pelo próprio espírito individual, como uma espécie de comunicação.

 Estímulos externos invadem nossos sonhos:
Isso é chamado de Incorporação ao Sonho e é a experiência em que a maioria de nós tem um som do mundo real ouvido em nosso sonho e incorporada de alguma maneira. Um exemplo similar ocorre quando você sente sede ou vontade de urinar no mundo real enquanto dorme e isto é transportado para o sonho. A maioria das crianças, já grandes, urinam na cama por causa de incorporação: estão com a bexiga cheia, sonham que estão apertados e urinam no sonho ao mesmo tempo em que molham a cama. Pessoas com sede durante o sono relataram tomar copos de água dentro do sonho para, minutos depois, ficar com sede e tomar outro copo. O ciclo se repete até o momento que este que a pessoa acorda.

A famosa pintura acima de Salvador Dali explica exatamente este conceito. O seu nome é “Sonho Causado Pelo Vôo de uma Abelha ao Redor de Uma Romã um Segundo Antes de Acordar”.

 Você não sonha enquanto ronca.
 As crianças não sonham sobre si mesmas até aproximadamente os três anos. À partir desta idade as crianças tem muito mais pesadelos do que os adultos até completar 7 ou 8 anos.
 Se você for acordado durante o sono REM você tem mais chances de lembrar seu sonho mais vividamente do que quando você acorda pela manhã.
 Não existe evidência científica que confirme o mito de que acordar um sonâmbulo possa matá-lo.
 O médico francês François Rabelais, ainda no século 16, associou a ingestão de comidas pesadas antes de dormir com pesadelos.


   " Sonhos um portal entre dois planos "

 Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.
 Roberto Shinyashiki


Espero que tenham gostado de mais esta matéria, e tenham:



5 comentários:

  1. Oi Maurício!
    Falar de sonhos é bem complicado,cada um possui um significado em nossas vidas,o tema pode ser explorado por várias vertentes.
    Já que estamos falando de sonhos eu deixo uma frase de Virginia Wolf...
    "A vida é um sonho,e o despertar que nos mata."

    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muio interessante Maurício!
    Sempre gostei de estudar sobre sonhos, o significado deles...

    Beijão!

    www.doseliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  3. Esse é um assunto lindo, que dá muito pano para as mangas sempre, pois acho que não existe ser humano que não sonhe, é incrível.
    Eu costumo dizer que sou bizarra até nisso, sempre sonho sonhos loucos e sem sentido, mas que no fim acabam fazendo sentido total.
    Adorei mesmo o post, muito bem feito e as imagens que vc colocou para ilustrar estão lindas.

    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  4. Ah, Maurício, tem selinho pra você lá no blog!! =D

    Beijos

    http://instituicaojovensprodigios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, oi
    Ótimo assunto para um post que vc soube aproveitar muito bem. Amo o tema sonhos por serem enigmáticos... Muito interessante todas as hipóteses!
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir