quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Resenha: O Sonho de Eva


   Oi Pessoal, tudo bem? Hoje eu trago para vocês a primeira resenha de um livro de um autor que é parceiro do Sonhos e Resenhas. Como todos os autores parceiros do blog, o autor me cedeu de cortesia sua obra. O livro que hoje eu vou resenhar, é totalmente tentador e atraente em sua sinopse e sua legenda:  "Dormir pode ser um jogo perigoso"; O livro é do autor Chico Anes, pela editora Novo Conceito...

 O Sonho de Eva...
   

  "Quando nossos sonhos passam a não ser mais segredos íntimos, estamos vulneráveis a demolição da identidade pessoal, à imposição de comportamentos, crenças e gostos. Dormir pode ser um jogo perigoso..."

 Vamos então a resenha:

  O livro começa quando Ana que estava dormindo, abre seus olhos e as imagens do sonho que estava tendo permanecem à sua volta; e como se estivesse em um transe, mesmo acordada ela continua vivendo o sonho. Cega, ela continua caminhando... embalando seu corpo vai até o terraço, e respondendo a um "chamado" ela se joga em um abraço; para a morte.

  Muito longe dali em Viena, a Dra. Eva Abelar encarava um platéia após uma longa palestra sobre suas teorias de sonhos lúcidos e superconsciência. Logo após livrar de outros cientistas que a criticavam, um policial chega e da a notícia da morte (suicídio) da irmã. Mas, a primeira coisa que Eva queria saber era sobre seu filho Joachim; que estava sobre os cuidados da irmã. O policial foi rápido na resposta, dizendo que o quarto tinha sido vasculhado, e estava vazio. Ana, estava sozinha naquele momento. 
  Dra. Eva volta imediatamente para o Brasil, chegando para identificar o corpo da irmã, fica sabendo que seu amigo e ex-namorado, o Dr. Alec já tinha feito isso e que ela não precisava. Mesmo assim ela fez questão de ver a irmã.
  
    "Enrijeceu os músculos da perna. Não iria cair. Tornou a olhar o corpo. Aquela simplesmente não podia ser Ana."

Tempo depois já no funeral de Ana, Eva acaba vendo distante um menino que ela pensa ser Joachim. Ela corre na sua direção, mas não havia ninguém. Quando o enterro já havia terminado, Eva fica sozinha por um momento então uma mulher que trabalha na misteriosa empresa Yume, chega e lhe da um cartão dizendo para procurá-la. Mas logo Eva não consegue ficar sozinha, um homem muito estranho chega do nada e começa a dizer que precisava falar com ela. Que não tinham muito tempo, e que Dra. Eva não deveria aceitar a proposta daquela mulher se não teria o mesmo destino de Ana. 

 Mais tarde o reitor da Universidade, Hélios chama Eva para conversar. "Explicando" que o conselho havia decidido suspender suas pesquisas. Lendo o livro, sabemos que isso não é uma verdade. Dra. Eva Abelar, agora sem seu emprego e sem dinheiro para manter suas pesquisas, começa uma investigação por conta própria, lendo o diário de Ana que estava escondido.

    O livro velho. É nele que está o segredo.
      ... "Eles querem roubar nossos sonhos; querem roubar Joachim."

  Toda sua investigação à leva a empresa de jogos Yume, onde sua irmã trabalhava em um projeto de sonhos. Um jogo dentro dos sonhos. Como Dra. Eva era uma autoridade nesse assunto, logo deixa claro que ela era o que eles mais queriam. O que teria acontecido a Joachim? E como será o desfecho da história? Conseguiria Eva descobrir a verdade, resgatar seu filho do desconhecido; e ainda por cima, sair ilesa dessa história?  Só existe uma forma de descobrir, lendo o livro.

  "...sonhos que extravasa as privações a que se impõe. E lucidez é sinônimo de consciência..."

    O livro tem a história muito bem escrita, não se perde o contexto em nenhum ponto. É como uma novela cheia de cenas bem realistas, plausíveis e sensíveis. Mesmo tendo morte e sequestro o livro não é tenso. O mistério em torno do livro é completamente envolvente. A busca por pistas, e por resposta leva a personagem principal ter que fazer parte do que pode ter levado a morte de sua irmã; e sumiço de seu filho. Assim que comecei a ler o livro, desde a primeira página não consegui mais para de lê-lo. Ele me sugou pra dentro da história. E eu tentei junto de Eva, juntar peças quase invisíveis, ou tanto óbvias; para  conseguir descobrir respostas para perguntas tão extensivas. Com certeza um dos melhores livro que li este ano.

  Eu espero que vocês tenham gostado, não deixem de deixar seu comentário. 
Boa leitura! 

16 comentários:

  1. Oláaa! Achei o livro interessante... adoraria ler...
    Adorei o post e a resenha... ^^

    Super beijo

    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Maurício! Estou ansiosa para ler O Sonho de Eva! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro me instiga bastante, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo... Acho a capa linda e o enredo parece ser muito bem feito. Além do mais, tenho uma curiosidade a mais já que é nacional e acredito que devemos dar alguns créditos para esses autores do nosso país (Um pouco de patriotismo, por favor! Yeah). Gostei da resenha, bem escrita e argumentada ;)

    Beijosss
    www.tempestade-de-estrelas.com

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha, Maurício =D
    Já ouvi falar muito bem do livro e assim que der vou comprar e ler!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá.

    Nossa, parece uma história bastante intrincada, gostei, cheia de mistérios... Tomara que eu possa lê-lo em breve. ;)

    Parabéns pela resenha, ficou muito boa.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  6. Maurício, embora vc seja novo com seu blog essa foi uma das melhores resenhas que li a respeito do livro O sonho de Eva.
    Parabéns, continue assim, e como vc eu tb recomendo essa obra e muito.
    Beijos
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  7. Até agora só li resenhas positivas! Estou com mais vontade ainda de ler!

    bjooos

    devotedforbooks

    ResponderExcluir
  8. Adoro livros de mistério

    E ainda mais brasileiro pois prestigio muito a nossa literatura. E encontrar livros assim não é fácil de bom roteiro. É bom grandes editoras como a Novo Conceito estarem publicando livros assim.

    Me interessei pel enredo do livro pelo que li na sua resenha (muito boa): envolve muitos mistérios dentro de um tema muito interessante e pouco explorado atualmente, que realmente pode acontecer. Eu pelo menos acredito no improvável rsrs, afinal leio Sherlock Holmes!

    Excelente resenha.

    Gostei do blog e estou seguindo. Depois passo aqui com calma pra ler outros posts.

    Abçs, C.J

    Braunne (se quiser dar uma olhada e me dar um 'força', agradeço :D)

    ResponderExcluir
  9. Olá!!! Que ótima resenha!
    Fiquei com uma vontade maior ainda de ler o livro, tenho alguns a frente, mas pretendo lê-lo em breve, pois parece uma trama muito boa e envolvente, gosto de livros de mistério, e achei a estória bem diferente!!
    Um beijão
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  10. Pode até parecer coisa mais foi o primeiro livro de suspense brasileiro que consegui ler uma resenha e por sinal muito boa, vou ver se consigo ele ou comprar sei lá só sei que a estória me cativou e entrou para os meus desejados.

    anonimadavoz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é bem interessante. Estou doida para ler esse livro, pois as resenhas que tenho lido sobre ele, são sempre positivas. Gostei demais da sua resenha.

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente, ainda não tive a oportunidade de ler o livro. Realmente a sua resenha dispertou ainda mais o meu interesse. Suas ideias são claras e faz com que o leitor entenda bem o que o livro deseja passar para cada pessoas que tiver a oportunidade de ler.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Eu li e adorei este livro, não pensei que ia ser tão bom mas me surpreendeu muito (e de um jeito muito bom).

    ResponderExcluir