terça-feira, 27 de novembro de 2012

Resenha | A Filha do Pecado

Olá pessoal, tudo bem? Dos livros que li esse mês, resolvi fazer resenha para este por inúmeros motivos.  Um dos que mais me motivou foi o final, além de o livro ter uma história e narrativas muito boas, tem um final incrível. É uma daquelas histórias que você lê, e quando termina fica com vontade de quero mais.  Para vocês a resenha  de A Filha do Pecado.


Estamos no ano de 1900, uma linda jovem  filha de um fazendeiro, acaba se deixando enganar por um homem conhecido da região, como conseqüência ela acaba engravidando.  Ela conta para ele, que com muito desprezo a expulsa de suas vistas.  Sem outra opção,  conta para seus pais que está grávida. O pai sentindo-se desonrado a expulsa de casa, proibindo-a de entrar novamente em suas terras. Sua mãe queria ajudá-la, mas, mulheres não podiam ter muita opinião nesta época, deve de deixar sua filha ir, sem destino.
   
 A pobre futura mãe, vai para a cidade e tenta conseguir um lugar para ficar. Consegue um quarto pequeno em uma pensão de um homem nada confiável, mas era o que restava para ela.  Para dificultar, ela não consegue emprego, por ser muito bonita e causar ciúmes nas esposas de pequenos empresários da época, além de ser agora mãe solteira.  Sua pequena filha nascera muito bem, e se chamava Valentina.  Como não conseguia dinheiro, ia ter que deixar a pensão. Com muito desprezo consegue ajuda do padre, que a deixa ficar por uma noite apenas escondida. Então ela deixa Valentina com o padre e vai buscar suas poucas coisas que ficaram na pensão, e a única coisa de valor que ela tem para pagar é sua corrente de ouro. O velho homem parece não querer aceitar, e então tenta violentá-la. Em um luta para sua defesa, acaba matando o homem que acabava de tenta violentá-la e até matá-la também. É preza e condenada por mais de 20 anos de prisão. Com isso o padre entrega a pequena Valentina a um colégio interno, cuidado por freiras.

Duas décadas depois...
     
A pequena Valentina cresceu e se tornou uma linda mulher. Dentro do orfanato se destaca das outras por ter atitudes uma líder. Fez vários movimentos, e questionava sempre a bíblia. Não acreditando na forma como descreviam Deus e seus ensinamentos. Por isso teve muitos castigos. Além de pesadelos estranhos e assustadores com pessoas que já morreram, Valentina tinha vários dons. Pintava quadros perfeitamente belos, e assinava como se fossem famosos pintores que já morreram há muito tempo.  Um dia depois de uma noite turbulenta em pesadelos, a Madre Superiora (que fica sabendo de fatos por fofocas de uma aluna) a chama para conversar, depois de uma breve discutição Valentina, que como muitas outras era taxada de a filha do pecado ( por motivos nunca contados a elas ) olhando para a madre diz, que atrás dela está uma mulher que já morreu a muito tempo, era sua irmã e se chamava Silvia. Com isso a Madre Superiora aos gritos, dizendo que Valentina está possuída pelo demônio, a coloca em um hospício.

Dois anos depois...

A mãe de Valentina havia conseguido sair da cadeia, graças a ajuda de um advogado, que se apaixonara por ela. Disposta a encontrar sua filha, acaba voltando a cidade para encontrar o padre...  Ela descobre que sua filha havia sido deixada no orfanato. E tenta encontrá-la lá, mas a madre superiora havia mandado irmã Cecília queimar quaisquer documentos de Valentina e esquecer aquela havia um dia morado ali. Pouco tempo depois irmã Cecília é transferida para outra cidade. Desolada a mãe de Valentina procura o padre novamente, e para sua surpresa ele havia falecido.

Enquanto isso no hospital psiquiátrico, Valentina continua tendo visões de pessoas que já morreram.  Um novo médico que entra para a equipe do hospital se impressiona com a beleza rara de Valentina. Não demoraria até que estivesse apaixonado por ela... Ele acaba conversando com Valentina que lhe fala coisas, até mesmo científicas que não poderiam ser de uma louca, datada como perigosa. Então, com a ajuda de um colega, conseguem resgatá-la e com mais a ajuda da dona da pensão onde vivem, escondem-na.  Em poços dias cartazes com fotos de Valentina são colocados por toda a cidade e em cidades vizinhas também.  Com a legenda de perigosa, louca e qualquer informação deve se procurar o hospital psiquiátrico rápido. 

Todo o desfecho da história é além de lindo, emocionante.  Passamos pelas aflições juntos das personagens. Logo percebemos que a Madre Superiora tem um caso com o Diretor do Hospital.  Com uma narrativa que flui muito bem, li o livro de pouco menos de 300 páginas em poucas horas. Não consegui largar até saber como seria o final para Valentina. Ia se encontrar  com sua mãe? Seria feliz? Não precisaria fugir mais?

Para finalizar vou contar mais dois fortes pontos que me fizeram amar o livro ainda mais.  O primeiro deles é que enquanto estava presa a Mãe de Valentina, olhava para céu pela pequena janela, tendo de companhia uma estrela, com a qual conversava e chamava de filha. Por outro lado, sem saber ou entender o por que, Valentina olhava para o céu, para a mesma estrela e imaginava como seria sua mãe, e o que teria acontecido a ela. O outro ponto foi, o final ( Sem Spoilers). Nas últimas páginas, já se passaram muitos anos, e uma senhora de idade avançada está sentada no seu quarto lembrando-se de toda a sua vida, de todas as recordações.  Com aquele jeitinho “renegada fofa”. Essa senhora se chamava Valentina. 

Bom pessoal, foi essa a resenha do livro que me conquistou, recomendado com toda a certeza. Se emocionem e se deixem levar pelas recordações de Valentina. Mesmo sendo uma psicografia, (com respeito a todas as religiões) se deve ler este livro. Pela sua essência de realidade e sentimento.   Espero que gostem, boa leitura! 

11 comentários:

  1. Adorei o livro, é fascinante mesmo.
    Me deixou super curioso para saber como é o desenrolar de tudo isso. Adorei o livro, perfeito.

    Abraços!

    http://livronasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Mauricio, estou realmente sem tempo! kkkk
    Gostei da resenha, mas não conhecia o livro...
    Quando der vou ver se leio, parece ser mto bom...
    bjooos
    devotedforbooks

    ResponderExcluir
  3. Gosto bastante de livros com essa temática, mesmo que no momento eu não esteja favorável a uma história assim acho que se tiver o prazer de ter o livro nas mãos eu iria ler e recomendar tb.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  4. Oi Maurício!
    Eu preciso ler esse livro urgente,adorei a sinopse,a temática dele me agrada em cheio,acho que devido ao fato de eu gostar da série Ghostwhisperer e por ela abordar um tema que é encontrado no livro.
    Sua resenha me instigou e muito a ler...parabéns amigo.
    Abraço forte!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno você não vai se arrepender não, vale muito a pena.
      Abraços e obrigado!

      Excluir
  5. Interessante o livro, com um enredo que prende o leitor do começo até o fim e que finaliza, com algo impressionante. Felicidades.

    http://www.ladomalucadeser.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. O livro deve ser belissímo de se ler ,adorei sua resenha, adoro a temática.
    Lendo a resenha me emocionei com a história de mãe e filhas tão sozinhas =/
    Quero o livro*.*
    Beijão
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir