quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Resenha de Cisne

O tamanho de um livro não importa... muitas vezes um livro pequeno de tão poucas páginas, se torna pesado e de difícil leitura, outrora, um livro grosso flui tão facilmente, se tornando leve, deixando a viagem à imaginação mais confortável...  “Era Uma Vez ... Um cantinho lá na Galáxia.” E o Cisne passou!

Cisne - Editora Dracaena - 832 páginas
Uma Geração Todas as Decisões   -  Eleonor Hertzog

Um grande barco de pesquisas sofisticado, com laboratórios e tudo o que uma casa tem, é o lar dos Melbourne.  Composta pelos mãe e pai, Doris e Henry Melbourne famosos cientistas, especializados em biologia marinha, e seus vários filhos, Teo, Ted, Tom, Tim, Pam, Lis, Bobby e Peggy, a única que era adotada.  Aparentemente são uma família normal, em que todos trabalham e estudam muito. Tirando o fato de terem vários filhos o que é óbvio que leva ter muitas confusões, Doris e Henry parecem ter uma vida feliz. Mas como sempre, ou quase sempre, nem tudo é o que parece ser realmente.
Todos os garotos estavam a espera das respostas para saber se seriam aceitos na famosa Escola Avançada de Champ-Bleux, onde os critérios de avaliação são totalmente secretos. Essa também é a escola onde seus pais se formaram.                                          
                                                                      *****************
   
                                                                      *****************    
Seus pais não são apenas dois cientistas marinhos, mas os respeitados, adorados e famosos Melbourne. Toda vez que o Cisne ( nome do barco ) atracava em Porto Alto, uma cidade pólo científica, a festa era certa. Todos principalmente as crianças se postavam perto do cais, para recebê-los. E como sempre a família preparava alguma surpresa na chegada. Desta vez preparam uma peça de teatro, a bordo do barco, com todos personalizados de piratas, e mocinha. Com lutas de espadas e fala engraçadas, as criança até os adultos vibraram muito.
Eles estava perto de receber seus envelopes, com as respostas da Escola Champ-Bleux.

Muitos são os que se escrevem para Champ-Bleux, mas apenas 250 serão escolhidos. Em Porto Alto um certo Repórter chamado Jean entra na história, e a partir daí alguns novos fatos surgem, e descobrimos mais além do que vemos nas aparências. Nesse ponto já começamos a ouvir falar em Tarilian, um outro mundo que também é habitado. Seriam ele terráqueos? Ou estariam no planeta Terra por algum motivo? Jean está perplexamente encantado em conhecer o Doutor Henry, e espera conseguir uma certa carona no barco, o que jamais acontece. Ou pelo menos até agora.
                                                                       *****************

                                                                        *****************
A narrativa dos acontecimentos da história de Cisne, como se diz, tudo ao seu tempo. Nada acontece precipitadamente, sem chegarmos juntos até o momento. Dessa forma, pude captar diversas mensagens nas estrelinhas, além de assim pegar os detalhes e mistérios que vão se desenvolvendo da mesma forma. Como um filme bem produzido, fui desconfiando disso e daquilo, juntando um fato e outro e percebendo sempre algo mais. Escrito de uma forma bem diferente, me surpreendi com cada personagem que tinha seus sentimentos e desejos bem expostos  A autora sabe realmente escrever uma história com diversos personagens, sem deixar nenhum apagado. Quando todos estavam juntos, e haviam mais pessoas, consegui visualizar cada um, além das demais pessoas; isso sem me perder na leitura.

                                                                      *****************

                                                                       *****************
Algumas questões que abrangem Tarilian, e o nosso mundo, acabam envolvendo os personagens. Visualizei ainda mensagens que ficaram bem visíveis, como as aparências, de como elas podem nos enganar, e de como nós nos enganamos através delas. A importância de uma decisão, mostrando claramente suas consequências  nos fazendo pensar juntos. Quando tantas ideias surgem a uma mente, apenas uma escolha levará há ao sucesso de um bom destino. Pequenas e simples atitudes atitudes mudam, e fazem diferença.

                                                                       *****************

                                                                       *****************

                                                                       *****************
Mesmo com esses diversos personagens que surgem em diferentes pontos do livro, logo nas primeiras páginas me identifiquei muito com Teo, o irmão mais velho. Gostei bastante da personalidade meio forte, de uma certa bravura, e um ar de liderança. Cada um dos personagens tem seu ponto alto, em cada uma de suas personalidades, o que fazem a história ficar bem completa. Um grupo bem feito. Aventuras, sensações e lições não nos faltam em cada parte de Cisne.

"Os sentidos Peggy, num zumbido indefinido e inquietante, avisavam de problemas à frente. Problemas... e morte!”

O que parecia início era apenas um começo,o que nos diz que sempre devemos continuar e não parar, em diversos sentidos. Cabe então, a cada um se reconhecer, conhecendo seu interior cada vez mais.
Abraços! 
Maurício Dias //
                                                                       *****************
                                                                       *****************

31 comentários:

  1. Adorei sua resenha, eu li esse livro faz uma ou duas semanas! Adorei a história, apesar de ter muitos personagens - e eu me perdia uma vez ou outra- nada que comprometesse a leitura, eu adorei!
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Maurício, que bela resenha e que linda forma de apresentar! Fico muito feliz que tenha gostado do Cisne, foi escrito com muito carinho!
    Bjs,
    Eleonor

    ResponderExcluir
  3. OLá Maurício,

    Que resenha mais empolgante! Escrita em trechos surpreendentes e tão bem detalhados! O Cisne merece, já que é uma família inteira dentro de um livro que me conquistou!

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha.
    A capa ficou linda, perfeita.
    A história parece ser bem interessante, mesmo tendo muitos personagens, acredito que eu não vá me atrapalhar.
    Louca para lê-lo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece muito lindo. Nós nos enganamos mesmo pela aparencia, faz parte do ser humano xD

    Lindas fotos!

    ResponderExcluir
  6. o livro para bem legal.
    o nome dele sempre me chamou a atenção e li poucas resenhas sobre, mas todas foram bem positivas :)

    ResponderExcluir
  7. E principalmente não julga o livro pela capa, pois a resenha é uma coisa totalmente diferente da capa, eu também me identifiquei com o Teo.

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante da resenha, dá pra perceber que você se conectou muito com a história, ao ler, deve ser como ver um filme, pelas suas descrições.
    Gosto bastante de livros relacionados ao mar, até porque o mar é minha segunda casa. (:
    Realmente não importa o tamanho do livro quando a história é boa.
    Quero ler esse livro. Fiquei curioso.

    ResponderExcluir
  9. Achei a capa a coisa mais fofa do mundo *-* Fiquei morrendo de vontade de ler, ainda mais por estar relacionado ao mar, amo tanto. ~~apesar de naão saber nada~~ hahahah'

    Beijocaas ;*
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  10. A capa desse livro é demaaaaais! Estou louca para ler.... Amei as fotos

    Estou curiosa para conhecer Teo já que é seu personagem favorito :D

    Beijooooos!
    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Já li diversas resenhas desse livro, em sua maioria positivas, o fato é que o enredo soa original e ele já está na minha lista de compras faz tempo hehehe!

    boa resenha!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  12. Já li várias resenhas sobre esse livro e todas me deixaram com mais vontade ainda de ler. Parece ser uma história ótima e bem escrita e a capa também é LINDA! Estou louca pra ler.

    ResponderExcluir
  13. As coisas q tenho lido sobre esse livro me fascinaram e só aumentaram minha vontade de lê-lo! Parece incrível essa mistura de seres sobrenaturais, uma Terra aparentemente perfeita e muitos mundos ainda a desbravar! Querendo muito ler!=]

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li nenhum livro da autora. Sua resenha ficou ótima. Muito detalhada e pelo que vi, sem entregar toda a história, me fazendo ficar com vontade de ler!

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha! Realmente me despertou interesse de ler...
    vou com certeza participar do sorteio.
    E como a Andressa comentou, uma resenha muito bem escrita, com alguns detalhes, mas sem entregar a estória.

    Beijos,
    Diéssica Nunes Sales
    www.diessicasales.com.br
    www.trilogiaamanhecer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela resenha, muito bem feita!
    Adorei o livro, pelo jeito é uma estória que segura o leitor até o final. Também não ligo pra grossura do livro, o que importa é se a leitura é gostosa e a gente tenha vontade de ler.
    Fiquei morrendo de vontade de lar para saber as entrelinhas!!

    Participando do sorteio pra ganhar e matar minha vontade
    :)

    ResponderExcluir
  17. E não é que eu gostei deste livro?! A leitura parece ser bem gostosa, apesar de ter muitos personagens e das 832 páginas. Fiquei bastante curiosa para saber mais sobre o livro.Sua resenha está perfeita!
    Patty Pereira
    @pacupe

    ResponderExcluir
  18. Agora bateu a curiosidade , eles foram aceitos ?? Culpa sua , vou ter que ganhar o livro ^^ =)
    Amei a resenha e to encantada com a história !!
    Bjus

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pela resenha! Já estava interessada nesse livro faz algum tempo, porém agora estou totalmente louca por ler!!! Preciso ganhar esse livro!Parece ser tão bom e fora isso adoro livros grandes!

    ResponderExcluir
  20. Que livro grande e criativo, estou desejando ele desde que eu vi a capa(é linda). A resenha ficou ótima e agora estou com mais vontade de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  21. Adorei vc falar que não se perdeu na historia, isso é maravilhoso, pois um livro desse tamanho , costuma ter muitos personagens e é mt raro encontrar um em que vc nao se perca na leitura kkk

    ResponderExcluir
  22. O que mais me impressiona no livro é isso de embarcações ... E a resenha conseguiu fazer com que eu me interessante pelo livro... A vida no mar... os animais ... o estudo... tudo isso me fascinou!

    rosiclecia-91@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Mais um para minha lista que nunca diminui rsrs

    ResponderExcluir
  24. As aparências podem enganar...
    E parece que eu me enganei completamente com essa capa do livro!
    Imaginei um livro bem infantil e me deparo com uma obra dessa profundidade
    (ha! Navio, fundo do mar, tamanho da obra, tendeu? han? han? hann, ok, acho que não deu =/)

    ResponderExcluir
  25. Não poderia imagina livro mais legal! Gostei muito de todas essa mensagens que ele passa. Quero poder ler e ver se vou sentir o mesmo que você!
    Gostei bastante da capa! Eu nunca li um livro tão grande!

    Abraço

    ResponderExcluir
  26. Boa Noite,
    Mas essa resenha e ótima.
    Abraços,
    Katia Ladislau

    ResponderExcluir
  27. Deve ser muito bom o livro! Adorei as fotos que tirastes.
    Torcendo muito e participando!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  28. Oi, adorei saber mais do livro aqui no seu blog. Já tenho o meu exemplar...doida para começar logo a leitura hehehehe
    Beijinhos no coração.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Primeira resenha que leio sobre esse livro e nunca havia falado sobre ele, mas pela resenha pareceu bem legal. :)

    ResponderExcluir