quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Resenha - Anjo Mecânico


Eu sempre tive vontade ler algum livro de Cassandra Clare, mas estava meio assim pra começar nova série, com tanto livros lançados. Mas então, resolvi ler Anjo Mecânico, e daí conhecer a escrita dessa famosa escritora. E pra minha surpresa, eu me apaixonei!


Anjo Mecânico, se passa em um tempo antes de Os Instrumentos Mortais. Tessa é uma garota de apenas 16 anos aparentemente comum, que morava em Nova York, com a Tia Harriet. Mas sua Tia morre, e Tessa tem que vender todo o pouco que tinham para pagar o enterro. Com tudo isso Tessa, recebe uma carta junto de uma passagem para Londres, de seu irmão Nate.  Quando chegou a Londres e desembarcou, sempre acompanhada de seu Anjo Mecânico no pescoço,  percebeu que Nate não estava em lugar algum. Mas logo um homem a chama pelo nome, e diz que foi seu irmão que o mandou até ali, a levando para dentro de uma carruagem com duas senhoras que se mostravam inicialmente como amigar de Nate.

O que Tessa não sabia era que essas senhoras, Black e Dark, era na verdade as Irmãs Sombrias, duas feiticeiras.  As irmãs sombrias a mantaram-na trancada em um quarto, sem dar notícias de seu irmão, e freqüentemente levavam Tessa para seu “escritório” um lugar tão sombrio que ela detestava. Só que Tessa tem um poder oculto, que não sabia que tinha, até que ela começaram a força-la a usar o poder, com objetivo de desenvolvê-lo.  Tessa no início passava muito mal, mas logo começa a meio que se acostumar com tudo isso. Então, para seu pânico, fica sabendo que está sendo preparada para o Magistrado. Suas tentativas de fuga eram inúteis, até que um dia tudo mudou, e a casa Sombria foi invadida pelos até então desconhecidos Caçadores de Sombra, que a resgatam. Tessa então é levada para o Instituto, onde acaba conhecendo Os Caçadores de Sombras, os então Nephilim. 

O desconhecido Magistrado é o atual comandante das trevas na Londres vitoriana. O poder de Tessa é raro, por isso atrai tanto o Magistrado. Perguntas como: O que é isso? Onde está Nate? Ele está Vivo? Dentre outras, assombram a cabeça de Tessa.  Ela não sabe se realmente de confiar nos Nephilim. O instituto é dirigido por Charlotte, e seu marido Henry, um inventor que quase sempre fracassa, mesmo assim ele e Charlotte são pessoas encantadoras. Além deles temos também Jem, Will, Jessamine que também são Caçadores de Sombras, além de alguns que são humanos que ajudam os Caçadores, como Agatha, Sophie, Thomas , entre outros muitos personagens como criaturas sinistras, vampiros e etc.

“-Submundo? Isso é um lugar?
- Um integrante do Submundo é um ser, uma pessoa, que é de origem,  ao menos em parte.  Vampiros, lobisomens, fadas, feiticeiros... São todos membros do Submundo.
-Tessa a encarou. Fadas faziam parte de contos de criança, e vampiros, de histórias de terror.         Essas criaturas existem?”

Eu não imagina o quanto ia gostar de narrativa e criatividade de Cassandra Clare. Os personagens são cativantes,e cada um tem sua personalidade distinta e marcante. A pesquisa que a autora faz sobre tudo o que cria é com certeza muito bem feita, e não deixa nenhum detalhe fugir. Aventuras, e esse misticismo que eu adoro e em um tempo mais antigo, por volta dos anos de 1878. O mundo completamente novo, que soltam a imaginação do leitor. Existem um romance dentro das história, a autora deixou até um ar de um triângulo amoroso. Mas os sentimentos entre Tessa e Will são completamente notáveis. Com cenas que além do humor negro de Will conseguiram me fazer sentir a vibração dos dois. “As Peças Infernais” serão uma trilogia e eu mal posso esperar pela continuação.

“[...] Objetos inanimados são inofensíveis... Mas nem sempre se pode dizer o mesmo sobre os homens que os utilizam.”

Anjo Mecânico é recomendado pra todos aqueles que ainda não conhecem Cassandra Clare, e a todos que adoram Literatura Fantástica. Gostaria também de compartilhar, que quando estava no final do livro uma música não saia da minha cabeça. Música cuja letra tem muito haver com Tessa e Will, pra mim ficou com a trilha sonora dos dois. Deixo abaixo o vídeo de Corre – Jesse y Joy.



Abraços,
Maurício Dias//

6 comentários:

  1. Estou doida pra ler esse livro, parece muito bom ^^

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito ler algo da Clare ><
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Quero muito lê-lo, parece ser bom.
    Beijinhos Júlia.
    http://anothersimplewords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, estou louco para ler este livro.
    Abraços !
    http://www.vibradosemlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Hummm...depois d eler sua resenha vou pegar o meu exemplar ali na estante e colocar na frente d eoutros livros que tenho que ler. Adorei seu jeirto de falar sobre a história, me deixou mega curiosa.
    Parabéns pela resenha Maumau.
    Beijão
    Vivi

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2013/02/resenha-o-estranho-caso-do-yoda-de.html

    ResponderExcluir
  6. Eu já li a outra saga (TMI), mas estou super curioso para saber sobre essa. Li a resenha e achei ótima, acho que irei gostar das peças infernais.. Apesar de não ser muito fã de livros ambientados em épocas vitorianas, mas acho que isso será irrelevante. ^^

    ResponderExcluir