sábado, 6 de abril de 2013

Resenha | A Hospedeira

Oi Gente! Eu tinha esse livro na estante já faziam muitos meses, e eu ainda não tinha vontade de lê-lo. Então depois de ficar com quase nenhum livro pra ler, acabei pegando-o pra ler. E não me arrependo. Na resenha, além de conhecer um pouco mais da história, vocês verão como me surpreendi com a história, o que eu gostei, o que odiei, amei, etc...


É intenso, perturbador, e apaixonante.
Stephenie Meyer, nos apresenta a Peg, uma alma de um planeta alienígena, que tomou conta da Terra - e de outros planetas - apossando-se dos corpos dos humanos, hospedeiros. Nesse novo meio temos os Buscadores, responsáveis por capturar humanos - os que ainda restam - os Curandeiros, que são responsáveis por curar; são como médicos só que tem a disposição medicamentos nunca antes conhecidos pela humanidade. Peg ou Peregrina, como sua Buscadora a havia batizado, hospedava o corpo de Melanie, que se recusa a desaparecer dentro do corpo. Com o passar do tempo, e pelas lembranças de Melanie, Peg acaba não resistindo aos impulsos e tendo como seus sentimentos também, acaba indo em busca do homem, e do menino das lembranças de sua hospedeira. 

Depois de quase morrer no deserto, tendo como companhia a mente de Melanie, ela acaba sendo encontrada por um grupo de humanos. Há muita agressão e repulsa da parte deles, pois não querem uma "coisa" dessas por perto. Mas acabam levando-a para seu esconderijo; cavernas subterrâneas  Eles desconfiam muito de Peg, por pensarem que ela é apenas uma buscadora tentando encontrar humanos pra chamar novos buscadores. Eles a mantém em uma caverna minúscula que mais é um buraco, sob vigília  Lá conhecemos os humanos pela qual ela tem sentimentos mesmo sem conhecê-los realmente; Jared e o garoto, Jamie.

O livro tem, contando com o epílogo, 557 páginas, nisso a história se arrasta até a página 200. depois começa a fluir mais, e com alguns acontecimentos acontecendo muito raramente. A história começa a ficar mais interessante com o passar dos capítulos, e demora bastante até que algumas pessoas comecem a gostar de Peg, diferente de Jamie que por ser mais jovem e não separou muito Peg de Mel. Nos ligamos muito a Peregrina, mas também ao outros personagens e temos reações juntas. Melanie e Peregrina habitam um único corpo, e acabam se tornando amigas, mesmo com suas diferenças. E Melanie tem ciúmes de quando Jared está muito próximo de Peg. É uma história sem grandes acontecimentos, mas nos deixa fisgados e tudo o mais começa a se fazer sentido quando está chegando para o fim. Segredos também são revelados. 

Sem contar muito da história, o livro é bastante intenso, e é narrado em primeira pessoa pela alma, Peg. Eu amei e odiei ao mesmo tempo. Me surpreendi com o final, e me apaixonei. Com tudo o que aconteceu a todos, seus sentimentos são extremamente concretos e verdadeiros. Mesmo sabendo que Peg os tinha apenas pela memória de Mel, com tempo percebemos o quão ela os ama de verdade. A autora conseguiu criar personagens extremamente distintos, e de uma forma muito real. A maioria dos humanos acaba mostrando suas sensibilidades, e não tive como não me emocionar com as decisões de Peg.
Jared consegue separar Mel de Peg, mas dentre todos os humanos existe Ian, que acaba por amar Peg. Mas Peg é uma alma, que habita o corpo de Melanie, que pertence a Jared. E Peg quer devolver o corpo de sua hospedeira a sua verdadeira dona. Ela também quer deixar de existir. 

A parte com certeza mais marcante da história, é a prova de amor que Peg da a todos, principalmente a Jamie. Ele caiu com uma faca na mão, e acabou se cortando fundo. Um infecção grave põe a vida dele em risco. As escondidas, Jared e Peg fogem para a cidade próxima, e como Peg é uma alma ela poderia entrar em qualquer lugar e conseguir medicamentos. Mas sem estar doente, os Curandeiros não dariam medicamento algum. Então ela se corta com uma faca, e vai pedir ajuda. Na narrativa, Stephenie, nos deixou apar de todos os detalhes, sem falhar. Sua escrita me surpreendeu bastante. A capacidade de um escritor não pode ficar presa apenas na sua imaginação, e ela mostrou muito bem isso. Eu posso dizer e repetir, que odiei e amei a história. Com certeza vou querer ler as continuações. E sem falar nos outros personagens. Fiquei bastante curioso quanto ao passado de todos, principalmente o de Jeb. Me chamou muito atenção também suas descrições, suas curiosidades, repulsas, suas formas reais de serem humanos.

A diagramação do livro é normal, mas encontrei vários erros. Palavras que faltavam letra, outras com letra errada, etc. Mas, apesar disso não me senti incomodado. Vale muito a pena ler o livro, e não se deve desistir no início, que pode ser um pouco cansativo. Peg é uma alma, mas se torna muito humana. E com tudo, acabamos por entender cada detalhe, sentimento, que pode ter sido descrito. A autora soube muito bem, dentro do livro explorar cada sentido. Entre eles convivência em grupo, diferenças, pensamentos, amor, sentimento. e levar tudo isso de uma forma muito fascinante. Como será o desfecho final para Peregrina, Melanie, Jared e Ian? Como tudo poderia ser resolvido, se não parece haver uma saída? 

Pois o fim, pode ser só o começo.

Queridos, eu espero que vocês tenham apreciado a resenha, e o livro, eu recomendo. É uma leitura muito agradável, um livro sério, e arrebatador. É uma obra de muito valor, pois mostra claro o grandioso talento de uma escritora. Toda essa criatividade, deu muito certo. Tenham todos uma ótima leitura, e não esqueçam de compartilhar comigo suas opiniões, e experiências com o livro nos comentários; eles são muito importantes. 

Abraços,
Maurício Dias//

14 comentários:

  1. Fiquei feliz com sua resenha! Eu sou uma das poucas pessoas apaixonadas pelo livro, e sempre vejo so falarem mal e tals, que bom que você gostou *-*
    Adorei a resenha, deu vontade de reler o livro *-*
    beijoos

    http://leitorapaixonada19.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Maurício! Já li A Hospedeira e confesso que não gostei muito. Achei o começo sem pé e sem cabeça e o restante da história bastante maçante. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Estou com o livro aqui também pra ler, todo mundo recomenda mas estou adiando pela lista de livros que tenho aqui, mas sua resenha, vou te contar, você escreveu tão animado e me instigou tanto que acho que será minha próxima leitura, obrigada pela dica Maumau.
    Beijinhos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  4. Confesso que demorei MUITO para ler esse book... Gostei mas achei muito detalhe sobre a caverna desnecessário, já o filme que foi tudo compacto AMEI.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro mostrou uma evolução da Meyer como escritora, fazendo algo muito além de um romance adolescente. Eu também gostei muito do Jeb e do Ian, o Kyle me irritou profundamente! rsrs
    Uma coisa, você deu muito spoiler, se eu não tivesse lido o livro já ia perder muitas das passagens importantes...

    Bjus
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  6. Não sei porque ninguém gostou desse livro (ou não gostou até lançar o filme). Eu li faz muuito tempo e achei muito superior a série que a Meyer tinha escrito. É questão de paciência. Não lembro de quase mais nada, mas lendo sua resenha lembrei de algumas coisas da história.

    @carlosmagno_ecb
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Acho interessante que esse livro é bastante polêmico, muitas pessoas gostam, muitas odeiam, mas eu nunca li, mesmo que ele esteja barato... Gostei da resenha e pude ter uma compreensão melhor da narrativa, vou ver o filme primeiro, se eu gostar leio o livro.

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu não vou ler o livro, mas pretendo em breve ver o filme!
    Beijo,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  9. Li esse livro e me apaixonei perdidamente,
    Principalmente pela relação entre o Ian e a Peg, onde ele se apaixonou por ela mesmo não sendo humana ele viu humanidade nela, pra mim isso foi muito tocante.
    Assisti ao filme recentemente,e não gostei como eles fizeram tudo muito rápido, teve personagens muito pouco citados que se eu não tivesse lido o livro nem sequer saberia os nomes. Mas enfim, amei a estória com tudo que a autora apresentou e fico feliz que também tenha gostado.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Acredita que não li esse livro ainda?
    Adorei a forma como você abordou ele!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    Livroterapias

    ResponderExcluir
  11. Ah! Vi que você esta interessado em ler 72 horas para morrer, Tem book tour do livro lá no blog.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Li a hospedeira logo que lançou em 2009 e achei bem interessante. Mesmo algumas pessoas dizendo que o filme não prestou, achei bem legal. Ótima resenha.
    http://marcadoresdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Esse é o tipo de livro que eu quero MUUITO ler...
    A resenha de deixou ainda mais ansioso. *-*

    Valeu pela dica. Vou ler, mesmo. :D

    ResponderExcluir
  14. Li o começo desse livro faz alguns anos e logo larguei, achei muito maçante, mas naquela época eu não tinha muita paciência, se não gostasse, logo largava, acredito que hoje em dia se eu lesse seria diferente, mas vontade para tentar denovo, não tenho nenhuma!

    ResponderExcluir