terça-feira, 23 de abril de 2013

Resenha | Memórias de Uma Gueixa

Tinha esse livro na estante já havia algum tempo, e então depois de terminar alguns, acabei o pegando despropositadamente. Logo de cara nas primeiras frases o livro me prendeu, os personagens me conquistaram. Mesmo até os vilões são encantadores neste livro. Fiquem abaixo com a resenha de Memórias de Uma Gueixa, de Arthur Golden.

Em Yoroido, um pequeno vilarejo de pescadores do Japão, mora Chiyo Sakamoto; em uma casinha que ela chama de bêbada. Mora com o pai, um velho pescador, a mãe, está com câncer e não tem muito tempo de vida, e a irnã Satsu.  Chiyo é uma criança sonhadora, ela herdou os olhos cinza azulados da mãe. A situação deles está cada vez pior, o dinheiro está pouco, o que ameaça o futuro das meninas e preocupa o pai delas. O que seriam delas depois da morte da mãe? Para o pai não lhe restaria tanto tempo assim. Então, elas são vendidas para alguns desconhecidos e levadas para Gion; lá elas são separadas. Satsu é levada para outro lugar, enqunto Chiyo fica em um Okiya. Lá ela seria treinada para futuramente ser uma gueixa. 

No Okiya, moravam, Vovó que era a mais velha, Mamãe que controlava tudo e era a dona, Titia, irmã por adoção de nome, junto de Mamãe pela Vovó; além delas, criadas, a nova aprendiz, e a única gueixa da casa, Hatsumomo. A outra menina, um pouco desajeitada, se torna de início amiga de Chiyo, que lhe põe o apelido de abóbora, por ela ficar sempre com a língua para fora enquanto faz alguma coisa. Mas neste lugar tudo, o que se come, ou faz é cobrado; e Mamãe anota tudo. A dívida é paga quando a jovem aprendiz começa seus trabalhos como gueixa. Hatsumomo, não gosta de Chiyo, faz qualquer coisa para que ela seja expulsa  ou para que sua dívida aumente ainda mais.

Nota: Gueixas, nada mais são do que artistas, mulheres que são pagas para agradar homens em casas de chá pela noite. Elas não são prostitutas, mas o autor nos mostra o lado até então desconhecidos dessas mulheres. Ainda vemos nisso, a semelhança entre a forma de guexas viverem, a de mulheres comuns no ocidente.

Certa vez quando, Hatsumomo chegou em casa de madrugada com uma amiga, trouxe com si um quimono que pertencia a famosa Mameha, rival dela. E fez com que Chiyo estragasse com tinta todo o quimono, e depois a faz entregar para a criada de Mameha em seu apartamento. Ghiyo leva um surra por isso, e o valor do quimono vai para suas dívidas. Só que um quimono custa muito caro, e se não bastasse ela tenta fugir com a irmã, que está sendo usada como prostituta em outra parte. Ela cai de um telhado e quebra o braço. Apartir dali fica confinada a passar o resto da vida como criada e nunca mais será uma gueixa. Tudo parecia estar perdido. 

Certa vez ela encontrou com o presidente na rua, ele se encantou com seus olhos e ela por ele.  Mas ela ainda é praticamente uma criança, e o que ela não sabia era que aquilo ia mudar sua vida para sempre. Com algumas moedas que recebeu do presidente ( o que poderia lhe alimentar por um mês ) ela faz uma oferta em um templo, pedindo para se tornar gueixa. Muito mais tarde, Mameha visita o Okyia, e em uma conversa com Mamãe, diz que quer ser a irmã mais velha de Chiyo. É uma grande surpresa, e um acordo quase impossível de se cumprir. De que ela iria pagar suas dívidas antes dos 20 anos. Mas mesmo assim ela a adota. Irmãs mais velhas são como instrutoras de vida para as maiko ( gueixas aprendizes ) e Hatsumomo era a irmã mais velha de Abóbora, então.

É impressionante como o autor, conseguiu escrever um livro, como narrativa em primeira pessoa pela Chiyo, tão lindamente. Encarnou a alma de uma mulher e expressou-se perfeitamente. O livro mantem o mesmo ritmo do início ao fim. Como sabemos a história é contada pela gueixa, já idosa, desde sua infância. Com uma paciência incrível, ela narra todos os acontecimentos, cada uma de sua memórias, nos deixando a par de tudo o que é necessários, sem correr, ou deixar de transparecer cada momento. É importante deixar claro, que a história flui muito, tranquilamente desde a primeira até a última página.

Eu não conhecia a cultura japonesa desta forma, ou ainda nem conhecia tão minuciosamente descrita. A história se passa pelas décadas de 30 e 40, de antes até depois da segunda guerra. E isso foi uma das importantes partes da história. Quando se parece que a história já está por acabar, e que tudo está meio resolvido, começa a segunda guerra. E todas as gueixas precisam trabalhar em fábricas, e etc. É uma tarefa difícil escrever uma resenha de um livro que conta toda uma vida. Todos os personagens são como pessoas reais, e o autor nos faz acreditar que eles existiram de verdade. É uma obra de um peso inestimável. A forma como Mameha consegue fazer Chiyo "dar a volta por cima" é impressionante. 

Eu aprendi com o livro, como a paciência é a maior aliada da conquista. E toda a estratégia de Mameha fica clara e explicada no texto. Então, aprendemos muito com cada sentimento, palavra, e frase. Temos a oportunidade de viver uma outra vida, e compartilharmos todos os momentos da personagem Chiyo. É como ter um exemplo de como fazer, e como é a vida de uma das muitas forma existentes. Viver no luxo, e der repente  ter que trabalhar duro devido a guerra. E depois de anos voltar e reconstituir tudo novamente. Com um desfecho lindo, cenas engraçadas, outras de apertar o coração, temos uma história lida, que vale a pena ser lida e relida. 

Abraços,
Maurício Dias//

17 comentários:

  1. Ainda não li esse livro mas com sua resenha tão apaixonada pretendo comprá-lo, já vi filmes que falam sobre as gueixas e a vida dessas meninas não é fácil. A profundidade dessa obra me encanta, preciso lê-lo.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  2. *u* sou mt afim de comprar esse livro
    adorei sua resenha

    ResponderExcluir
  3. Um dia lerei esse livro!
    Adorei a dica
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é maravilhoso. Está perdendo quem ainda não leu. É um romance lindo, contado de uma foram que nos prende a história. Parabéns por resenhar um livro tão lindo.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Há muito tempo que quero ler este livro, mas perdi as promo da sub com ele por 9,9...=\

    mas a resenha ficou ótima, só deu mais vontade de ler...

    ResponderExcluir
  6. Oii!!
    Faz muito tempo que desejo ler esse livro.
    Pela sua resenha, parece ser aqueles livros, que nos deliciamos a cada página, um livro repleto de sentimentos. E ainda conhecemos um pouco mais sobre a cultura japonesa *-*
    Beijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  7. Eu já li esse livro faz um tempinho mas concordo com você, a narrativa do autor é totalmente convincente ao retratar as ideias e impressões de uma menina e ele usa uma linguagem tão poética, a casa bêbada é só uma das imagens que o autor usa e é tudo sempre super bem colocado, sem exageros, é uma história linda de força de vontade e superação. Bom saber que meu encantamento com o livro foi compartilhado.

    ResponderExcluir
  8. Já li Memórias de uma Gueixa e me apaixonei pela escrita do autor também! O livro é maravilhoso, a capa também é magnifica e o filme ficou bem fiel ao livro, já viu? Sempre que vejo uma resenha boa como a sua ou apenas a capa fico com vontade de reles. Amei a resenha!

    Abraços,
    Raquel.

    ResponderExcluir
  9. Oi, esse é um livro que tenho vontade e ler. Após finalizar a leitura da sua resenha minha vontade aumentou.
    Essa questão de ter paciência para conquistar aquilo que desejamos me deixou muito intrigada para conhecer a história do livro e aprender com ela.

    Beijinhos para você.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Parece um livro muito bom, daqueles que você tira muito para reflexão. Seja a cultura, os aspectos, as formas... tudo!
    Amei a resenha.

    ResponderExcluir
  11. Há muito tempo procuro uma resenha bacana sobre esse livro e finalmente achei *-*, sempre ficava na dúvida sobre ele, mas agora tenho certeza de que irá ser uma ótima leitura!
    valeu :D

    ResponderExcluir
  12. Ótima resenha e me fez ficar curiosa para lê-lo. *-*

    ResponderExcluir
  13. Ótima resenha e me fez ficar curiosa para lê-lo. *-*

    ResponderExcluir
  14. Ótima resenha e me fez ficar curiosa para lê-lo. *-*

    ResponderExcluir
  15. esse livro foi um dos melhores que ja li. é perfeito! emocionante, tocante, empolgante, viciante e milhoes de "antes" ahahahaha
    tenho ele em duas versões, essa capa do filme e a outra antiga, que é um desenho. fiz questão de ter, pra guardar como reliquia <3

    perfeita a resenha

    bjos!

    ResponderExcluir
  16. Que resenha linda, que livro lindo. Ser vendida pelo próprio pai pra ser uma gueixa, não é bem uma prostituta, mas chega perto, eu acho que surtaria hahaha. Já coloquei o livro na minha lista de compras.

    ResponderExcluir
  17. Confesso que vi o livro pra comprar várias vezes e fiquei na dúvida,mas ao ler a resenha agora me encantei.
    Pois tive o prazer de assistir ao filme,mas sabe que nunca sabemos de toda história realmente agora com certeza vou compra-lo.

    ResponderExcluir