domingo, 30 de junho de 2013

Resenha | Jesse Chesnutt - E o mistério do planeta T12

Olá pessoal, tudo bem? Eu estava com muito pouco tempo para leitura ultimamente. Aí sentei e comecei a ler Jesse Chesnutt. E não larguei mais. Fazia muito que não lia nada com essa premissa e por isso estava muito ansioso com várias expectativas. Não me decepcionei nem um pouco e a história me agradou muito. Eu consegui esmiuçar várias partes do livro, mas não tão profundamente. Apenas em alguns momentos que na minha opinião fizeram toda a diferença dentro do conjunto. Pra vocês a resenha do livro que conseguiu me fazer ter um pesadelo...

Estamos em Milton, na Flórida. É abril de 2012 quando um vírus desconhecido se alastra de forma desconhecida na população, matando e depois transformando as pessoas em uma espécie de zumbis cadavéricos esverdeados. Eles invadem casas, mercados, e andam por todo o lugar em busca de outras vítimas. Jesse é um garoto que mora com sua família, até sua casa ser invadida pelos infectados. Jesse consegue escapar deles e fica escondido, mas logo  terá  de sair às ruas para conseguir sobreviver. É aí que ele se encontra com Kevin e Brian. Eles possuem uma ferrari e acabam ajudando Jesse, levando-o para o esconderijo. Lá ele conhece os outros sobreviventes do grupo: Yan, Carolyn, e Ned.Eles também não tem muitas informações sobre o que estaria acontecendo no mundo. Kevin é o líder do grupo, e tem um passado misterioso. Além do fato de que estava preso, até alguns infectados invadirem a cadeia. Todos os passados dos personagens são desvendados e mostrados aos poucos no decorrer da história. 

O que Jesse não sabia era que seu pai Klaus estava vivo. Ele consegue sobreviver com o auxilio de um facão. Logo Klaus encontra um outro grupo de sobreviventes que vive em uma grande casa. Eles lhe recebem muito bem, e vão ajudá-lo na busca por seu filho. Klaus já sabe que sua esposa e sua filha estão mortas. Em quanto isso um personagem muito estranho surge nas vidas do outro grupo. Jónsi. Eles o abrigam no esconderijo, mas logo alguns sentem que ele não é o que parece ser. E é quando Kevin e Jesse saem por um momento do esconderijo, é que Jónsi mostra ser quem realmente é. Todos os fatos que vão acontecendo no livro são o que intermedia a ligação precisa para como por exemplo, Jesse encontrar seu pai.

Diversos outros personagens entram na história, como vários saem dela também. Isso acontece algumas vezes. Quando começava a gostar mais de algum personagem ele morria. Mesmo que se passasse alguns cápitulos ele morria. Mas isso não faz de nenhuma maneira a história perder sua cadência. Isso não nos lembra um certo alguém? 
A forma dos diálogos diferenciados de acordo com cada personagem é um detalhe que pra mim faz a diferença. Uma médica não tem a mesma linguagem de um adolescente ou uma outra pessoa qualquer. Isso tudo dentro, no contexto de forma harmoniosa. 

Quando Jónsi ataca o grupo, Carolyn consegue fugir. Demora um tempo até que ela seja encontrada pelo outro grupo ao qual pertece Klaus, pai de Jesse. Aí seria a forma usada pelo autor para o encontro posterior, dos dois grupos. Neste tempo de fuga ela acaba tendo de comer carne de ratos para não morrer de fome. Este ponto do livro em questão dá a obra, na minha opinião, um peso diferencial. Além de que o autor soube usar todos os elementos possíveis e aproveitar todos os fatos para o desenvolvimento da história. Sem falar nas novas informações que surgem no decorrer. Uma forma refulgente de escrever .

Jónsi não pertence ao planeta Terra. Ele vem de T12, um planeta ao qual Jesse tem uma ligação do qual nem imagina. Ele está de certa forma caçando-o. É quando Carl entra na história que temos uma virada. Ficamos tendo novas informações sobre T12, e sobre o por que e de onde surgiu o vírus. Jesse então, sabe que corre mais perigo do que os infectados podem oferecer. O perigoso Jónsi não se cansará de caçá-lo. Mas que ligação ele teria com o planeta misterioso? A cura pode estar próxima, mas estaria Jesse próximo saber quem realmente é? Teria ele alguma culpa em tudo isso? 

O livro me prendeu completamente, e acaba em um ponto que me deixou ansioso para uma continuação. É uma série e haverá novos livros dando continuidade. Vale muito a pena a leitura. Eu mais que recomendo. Faz a diferença dentro das ficções fantásticas que temos hoje em dia. Além de tudo isso, podemos esmiuçar o livro muito. Há várias questões que podem ser desmembradas. Isso é ótimo. A estrutura física ficou muito legal e diferente, acompanhando a contextura. 

" A última coisa que Jesse tinha ouvido antes da explosão foi a voz de Carl. "

Abraços,
Maurício Dias//

5 comentários:

  1. A leitura parece ter sido muito intensa pra você Mauricio, o legal é que a resenha ficou muito instigante. Você narrou e forma perspicaz sobre o livro e fiquei com vontade de ler. Lendo sua resenha parecia que eu já estava mergulhada no livro e qd acabou fiquei aqui querendo mais.
    Vou comprar o livro assim que puder, e esmiuçar Jesse Chesnutt.
    Obrigada pela dica.
    Beijinhos
    Viviane



    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2013/07/resenha-obsessao-maya-banks-ebook.html#more

    ResponderExcluir
  2. Eu tive a oportunidade de ler este livro é interessante, mas achei muito rapido, tem certas partes que ele deveria desacelerar um pouco, se o Leonardo tivesse se aprofundado mais teria ficado melhor.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro, mas adorei.
    Com certeza, vou lê-lo!!

    Beijos e parabéns pela resenha
    http://cafecomlivroo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Lembrei do "Eu sou a lenda" e como gostei muito, acho que vou gostar deste...

    ResponderExcluir
  5. eu li e gostei porém estou atrás da segunda parte pois fiquei chateado com o final incompleto.
    deveria sair logo a segunda parte.

    ResponderExcluir