terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Resenha | Lua Vermelha |

Olá pessoal! Hoje é primeiro de Janeiro de 2014! Eu espero que todos vocês tenham um grande ano de maravilhas, paz, saúde, harmonia e felicidades! Que este seja também um ano de muitas leituras! um obrigado a todos vocês que leem as minhas postagens, aos que participam, aos que comentam e todos os parceiros, autores e editoras! Que possamos fazer um novo ano de blog juntos! Fiquem então com uma resenha que é uma grande dica de leitura para este ano! 


“Quem poupa o lobo, sacrifica a ovelha.”
Victor Hugo
"O homem é lobo do homem, em guerra de todos contra todos."
Thomas Hobbes

Em Lua Vermelha, o mundo em que vivemos não seria diferente pelo de fato de existir lobisomens. Ou por acaso seria igual? Isso depende de como você vê uma fera.

Um homem estranho e muito nervoso e com fome, embarca em um avião cheio de pessoas. Nele também está Patrick que está indo para a casa de sua mãe. No meio do voo ele sente muita vontade de ir ao banheiro, então, logo escuta um barulho como um rugido forte vindo da parte de trás do avião. Nesse momento, o narrador ironiza a situação, Patrick acha que deve ser os parafusos da cauda do avião que se soltaram. Mas na verdade há um licano abordo, e ele continua com fome.

Patrick já tinha ouvido falar nos licanos, mas só pela TV. Nunca imaginou que fosse conhecer um a daquela forma, e que este mataria todos a bordo, exceto por ele. Agora ele é tratado como um novo herói nacional, conhecendo assim o mundo de ódio e horror que as pessoas tem pelos licanos. Ele pensaria da mesma forma?

Misturando a distopia, e a fantasia à ficção científica, Lua Vermelha discorre entre os dois lados dessa guerra que está começando. Patrick é um ser humano, no entanto ele não é o único protagonista da história...  Ter sua casa invadida e seus pais assassinados não é algo feliz, nem para um Licano. 

Claire é uma jovem "comum", ela é tipicamente legal e descolada com uma vida tranquila. Mas agentes invadem sua casa matando toda sua família, a única alternativa é fugir. E sua vida deixaria de ser tranquila. Pelas palavras do autor é que vejo o quão Claire parece tranquila. E como Licana ela é selvagem e veloz, mas ao mesmo tempo tem a delicadeza de uma fera. Fera? Podemos ver isso de muitas maneiras. Eu adorei Claire.

"Ela abandona aquele local, o seu lar, e salta para o meio das árvores. É como se ela estivesse entrando em uma nuvem de bordas vaporosas que se adensa até se transformar em um amaranhado de algodão no qual às vezes surgem janelas que reluzem feito raios globulares e florestas de pinheiros altos escuros como nuvens de tempestade. É para esse abrigo que ela corre."    Pg 29.

O que acontece quando alguém, um governador, que quer proteger a população de algo, os licanos, se transforma naquilo que mais abomina?

A guerra parece algo premeditado,  o círculo está se fechando. Existe a noite da lua vermelha, nada será como imaginam, mas tudo será diferente quando ela passar. As vidas desses personagens já estão ligadas, mas os caminhos de Claire e Patrick irão cruzar de formas diferentes. Dois seres opostos, o pai dele está na guerra contra os licanos (ela), o pai dela fora assassinado e só conseguiu gritar "não". 

É uma leitura recomendada pra quem curte o estilo do livro e também assim como eu, gostam, em algumas leituras, refletir sobre a imagem criada por alguns autores. Analisar o que é verossímil, ou aquilo que poderia ser. Algumas partes do livro não fluem tanto quanto outras, mas nada muito chato, já que temos uma visão de ambos lados, e no caso por um único narrador. A escrita de Percy me agradou bastante, e suas ideias foram muito bem construídas. Espero ler mais coisas dele com esse estilo.

"Uma noite dessas, provavelmente quando a lua estiver cheia, eles irão desligar as televisões... inclinar as cabeças intrigados, andar até a janela para olhar os próprios reflexos deformados e se perguntar o motivo dos uivos que cada vez mais enchem a noite."      Pg 429

Dica de música: Ordo Funebris - Lycanthia

Boa leitura!
Abraços, Maurício.

5 comentários:

  1. Esse tá na ista de futuras leituras.... tudo sobre lobisomens me agrada imensamente. E pelo visto a mocinha não é uma songamonga, graças a Deus hahahahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Já me ganhou pela dica de música ao fim da resenha...amei. Me lembro quando indiquei essa música pra você **.**
    Então, eu quero muito ler esse livro e em breve acho que vou matar minha vontade. O tema me atrai muito, adoro tudo que se refere a lobisomens, a licantropia é um assunto que aborda várias coisas e um escritor imaginativo consegue colocar numa história vários gêneros que possam instigar nossa mente.
    Bela resenha e dica.
    Tenha um 2014 pleno de paz e sucesso Maurício ,3
    Beijos
    Vivi
    RR

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha, e confesso que estou de olho nesse livro já um tempinho, na estória uma guerra prestes a explodir onde seres como licanos e humanos se misturam. Muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Essa é a primeira resenha que leio sobre esse livro, e posso dizer que gostei bastante. Apesar de ter muitas situações clichês (pais que são assassinados e só o filho(a) sobrevive, por exemplo), me parece que, nesse caso, eles foram muito bem desenvolvidos. Fiquei bem curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Não tenho vontade de ler esse livro, já vi várias criticas, ja olhei nas livrarias mas não me encantou.

    ResponderExcluir