sábado, 11 de janeiro de 2014

Resenha | A Corte do Ar

Olá pessoal! Esse é o primeiro livro de Steampunk que eu li. Já conhecia o estilo pelo cinema e por ler ou ouvir falar sobre. Fiquei bastante curioso pela leitura de "A Corte do Ar" logo que anunciaram que seria lançado aqui no Brasil. Esperei ansiosamente e assim que chegou (além de ficar pasmo com beleza da edição) fiquei com muita vontade de lê-lo logo. Mas antes de começar a resenha vamos ver rapidinho o que a Wikipédia diz sobre "Steampunk".


"O gênero steampunk pode ser explicado de maneira muito simples, comparando-o a literatura que lhe deu origem. Baseado num universo de ficção cientifica criado por autores consagrados como Júlio Verne no fim do século XIX, ele mostra uma realidade espaço-temporal na qual a tecnologia mecânica a vapor teria evoluído até níveis impossíveis (ou pelo menos improváveis), com automóveis, aviões e até mesmo robôs movidos a vapor já naquela época."
Agora fiquemos com a resenha do maravilhoso A Corte do Ar...

Molly Templar é  muito inteligente e órfã, ela mora em um orfanato um pouco diferente do que conhecemos. Lá as crianças estudam para terem diversas profissões, depois elas trabalham no comércio local para sustentar o orfanato e ali viverem. Mas Molly não conseguiu ficar muito tempo em nenhum emprego. Sendo sempre demitida e quase expulsa do orfanato, ela agora terá uma última chance trabalhando em um bordel. Só que seu primeiro cliente a ataca e partir daí muitas coisas estranhas começam a acontecer. Depois de alguns fatos Molly é obrigada a correr. Sim, correr meio que sem rumo, até porque demora um pouco até ela descobrir a causa de estar sendo perseguida e quem ela realmente é.

Oliver Brocks é diferente e órfão, ele mora com o tio que praticamente o criou. Junto dos seus pais, ele sofreu um acidente de aerostato. Mas somente ele sobreviveu. O que faz Oliver ser diferente é que ele passou por uma exposição ao Brumaencantada e, diferente do que acontece com as pessoas que entram em contato com a substância ele fica bem. Na verdade essa substância mágica oferece poderes à quem fica exposto, mas a pessoa também pode ir a loucura. Num certo dia Oliver encontra seu tio morto, ele fora assassinado. Logo, Oliver é preso como sendo o principal suspeito. É nesse momento que o misterioso Harry Stave, um agente da Corte do Ar entra em ação. Ele ajuda Oliver a fugir da prisão, e assim ele também agora terá de correr.


"Somos os fantasmas da máquina, Oliver, mantemos esse estranho jogo e os corações puros."

Os órfãos se encontrarão e vão ser juntos que ele irão descobrir muitos segredos e passar por diversas aventuras. Molly não sabe, mas esconde um segredo em seu próprio sangue. E o cenário de Steampunk é muito bem descrito, e às vezes até cansativo pois, o autor gostar de detalhar tudo. Sobre a política neste novo mundo, o que para muitos leitores foi chato, me agradou bastante já que eu adoro esse assunto e sempre vejo política na literatura. 

Como já disse, este é o primeiro livro do gênero que eu li. E não fazia ideia de como ia ser. Mas eu adorei! São boas aventuras envolvendo uma tecnologia que não parece que na realidade funcionaria. E isso é a cara do Steampunk, é como a identidade do gênero.  As Máquinas à vapor me fascinaram e isso me lembra os trens de fumaça, eu adoro trens. Quando eu era criança sempre quis andar em um dirigível. Os outros personagens como os amigos de Harry que fazem parte da Corte do Ar, são um pouco estranhos mas isso dá bastante autenticidade para a equipe. 

" - Que animal era esse Harry?
Harry olhou para a neblina por cima da colina. Os contornos do homem-vapor estavam se dissipando em pedaços no céu.
  - Um animal que não devia passear tão ao norte da fronteira cassárabe. Corra para as montanhas, rapaz. Rápido. AGORA!"

O mundo de A Corte do Ar é como uma Londres Vitoriana, mas com o diferencial do Steampunk temo uma tecnologia, de certa forma, avançada, engenhocas e algumas movidas a vapor. Eu recomendo que vocês procurem saber diversas opiniões sobre o livro. Eu super recomendo, gostei de mais! As batalhas são muito boas e bem escritas. E o que dizer sobre a edição? Está maravilhosa, nunca tinha visto no Brasil um livro com uma edição tão incrível quanto esta. 

Bom pessoal espero que tenham gostado, leiam sempre! 
Abraços,
Maurício Dias//

9 comentários:

  1. To com esse livro na pilha de "futuras leituras". A capa é linda, a diagramação é boa e a sinopse instiga a curiosidade. Posso confessar que nem sabia o que era "steampunk" há um tempo atrás? hahahahahahahahahaha

    Pensando seriamente em subir o livro pro topo da lista XD

    ResponderExcluir
  2. Maurício, ótima resenha. Esse livro é muito lindo não é? Adorei a história quando li meu exemplar.
    Parabéns pelo post.
    Beijos
    Viviane
    RR

    ResponderExcluir

  3. Ao passar pela net encontrei seu blog, estive a ver e ler alguma postagens é um bom blog, daqueles que gostamos de visitar, e ficar mais um pouco.
    Eu também tenho um blog, Peregrino E servo, se desejar fazer uma visita
    Ficarei radiante se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais, saiba que sempre retribuo seguido também o seu blog. Deixo os meus cumprimentos e saudações.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da resenha. Seu blog é muito interessante. Parabéns.

    Estou te seguindo!

    meupedepagina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar muito desse livro, mas não parece o tipo de livro que eu vá gostar. Seu blog é ótimo, estou seguindo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. A capa é realmente uma das mais bonitas dos últimos meses. Gostei mesmo.
    Sou muito fã de steampunk, e nem preciso falar que assim que vi esse, me interessei. Achei a trama legal. O que me incomodaria um pouco, seria essa parte descritiva demais, mas entendo que essas explicações e detalhamento sejam necessários. No mais, quero ler o mais rápido possível.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  7. A história é tudo de bom. Tem emoção, aventura e suspense. Tudo na medida certa. Ansiosa pra conhecer mais os personagens e viver essa aventura com eles. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Tudo que é steampunk me encanta e com esse livro não seria diferente. Já vi várias resenhas e todas falavam muito bem, mal posso esperar para te-lo em minhas mãos.

    ResponderExcluir
  9. Peguei esse livro na mão e me apaixonei! Preciso dele! Simplesmente adoro steampunk, tem mto haver com meu estilo S2! Ainda mais em Londres!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir