sábado, 18 de outubro de 2014

Conhecendo a autora - Selma Lagerlöf

Olá pessoal! Hoje, eu gostaria de apresentar a vocês uma autora, dona de uma escrita sensível e única. Seu nome é Selma Ottilia Lovisa Lagerlöf ou apenas Selma Lagerlöf, ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura em 1909. Abaixo é possível ver algumas fotos, informações e algumas citações. Por último apresentarei as fontes de onde o texto foi retirado. Boa leitura e, tenham todos o enorme prazer em conhecer esta escritora.

Romancista sueca, Selma Ottiliana Lovisa Lagerlöf nasceu a 20 de novembro de 1858, em Marbacka, Värmland, e faleceu a 16 de março de 1940, no mesmo local. Educada pela família em casa, ouviu a sua avó contar histórias fantásticas, lendas relacionadas com o passado da sua terra natal que, de certa forma, influenciaram os seus escritos.




A sua obra inspira-se diretamente nos temas das sagas e contos do seu país. Selma Lagerlöf decidiu optar pela carreira de escritora, após dez anos de dedicação ao ensino. Em 1909 tornou-se a primeira mulher a ser galardoada com o Prémio Nobel da Literatura e em 1914 foi nomeada membro da Academia Sueca. 


Homenagem de uma empresa aérea.



Sob a ameaça iminente da Segunda Guerra Mundial, ajudou vários intelectuais alemães a fugir da perseguição nazi, entre eles o poeta Nelly Sachs. Contribuiu com a medalha que recebeu do Prémio Nobel para a angariação de fundos a favor da Finlândia contra a invasão russa. Foi durante este período de guerra que veio a falecer de ataque cardíaco.





É a autora de Gösta Berlings Saga (A Lenda de Gösta Berling, 1891), publicou ainda Osynliga länkar(Os Laços Invisíveis, 1894) e Nils Holgerssons underbara resagenom Sverige (A Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson através da Suécia, 1906-1907), romance que seria adotado como livro de leitura em todas as escolas suecas.

Homenagem do Google ao seu 155* aniversário.



Fontes:
http://www.wook.pt/authors/detail/id/23801
A autora também está no Skoob: http://www.skoob.com.br/autor/5536-selma-lagerlof

Nenhum comentário:

Postar um comentário