domingo, 12 de maio de 2013

Resenha | A Espada na Pedra

Eu sempre quis ler um livro, uma saga, que contasse a história de Rei Arthur. Fiz uma pesquisa e descobri que está era a versão definitiva, e foi a que também mais me chamou atenção em ler. Além disso, vi que estava sendo relançada pela Editora Lafonte, com uma nova edição. Essa nova edição está linda de mais, com detalhes encantadores. Imagine-se lendo a predecessora da magia de muitas das ficções fantásticas que temos. Uma história tão influente, quanto Harry Potter, pois também a precede espiritualmente. Da saga de O Único e Eterno Rei, resenha de A Espada na Pedra, de T.H. White .

Um menino chamado Wart - abreviação de seu nome - fora deixado por um mendigo, ao castelo de Sir Ector que o criaria como filho, junto do seu filho legítimo Kay. Em um castelo da Inglaterra Medieval, eles são criados pela Ama, que os tem como filhos seus. Kay é um pouco presunçoso, embora seja amigo de Wart, não o trata como um igual. Já Wart tem uma personalidade completamente reversa, ele é extremamente humilde de coração, e trata Kay como seu irmão apesar de tudo. Sir Ector é um homem muito querido e respeitado pelos que moram ao redor do castelo, já que todos trabalham com e para ele em plantações de suas terras. Neste "tempo" a falcoaria era bastante comum, e o castelo tinha seus exemplares de falcões muito bem treinados por Hob.

Os meninos gostavam de brincar e se aventurar nos arredores próximos, mas Kay queria fazer logo uma busca mesmo. Sair pela floresta, atrás de aventuras mais emocionantes. E foi numa dessas que Kay, teve a ideia de sair logo após a chuva com o falcão Cully, o melhor entre todos os exemplares do castelo. Mesmo com Wart tentando alertá-lo que não estava fazendo correto, de nada adiantou pois ele queria cassar um coelho com o falcão. E foi quando o coelho apareceu, que o falcão voou para o alto nas árvores, logo, não obedecia mais aos comandos, e não queria descer. Kay então resolve ir buscar ajuda, e deixa Wart sozinho para cuidar do falcão, que voa para dentro da floresta fazendo o pobre menino ir atrás

Não demorou muito até que Wart estivesse perdido. Mas o que ele não teria como saber, era que se perder, mudaria sua vida para sempre. Ou, na verdade iria fazer o destino começar a se cumprir. E que destino poderia ser melhor do que ser o grande Rei ? Nesse tempo perdido na floresta, Wart conhece o valente ( na verdade engraçado ) Rei Pollinore, que passa toda a sua vida em busca da famosa Besta Gemente. Eles se tornam amigos e em troca de ajuda, Wart promete uma cama de penas, e abrigo ao Rei mas ele logo sai em busca da Besta novamente, mas pelo menos para si sabe que deve procurar o castelo de Sir Ector.  Sozinho pela floresta atrás de Cully, Wart se lembra dos seres que a floresta abriga, tais como dragões, bestas, e outras criaturas desconhecidas. 

Então, Wart se depara com um senhor de barba branca e muito comprida. O estranho é que parece que ele já esperava por sua chegada. Ele era um mago, com vestes cabalísticas, chapéu e uma varinha na mão. Ora, ele se chamava Merlin. O mago Merlin, o recebe em sua pequena casa, e lhe da de comer. Wart fica maravilhado com a magia que Merlin, mesmo um tanto desajeitado mas meigo, consegue fazer. Ainda há seu companheiro Archimedes, uma coruja que pode falar, e fala muito. Merlin, diz que quer ser o instrutor de Wart, então eles logo partem para o castelo, já que Wart está desaparecido desde a noite anterior.

Então aí começa mais uma jornada na vida de Wart, a forma que o mago usa para ensiná-lo é um caso a parte. Ele o transforma em diversos animais, e faz com que ele aprenda nesses diferentes tipos de vida, e momentos, as formas como cada espécie sente, e age das diferentes maneiras. A sensação de ler esse livro foi incrível, pois nele você encontra diversos elementos que são encontrados em obras de literatura fantástica contemporâneas  Além de ser o início da vida e da história desde a infância de Wart até o momento em que se torna Rei Arthur. A história, o mito, a fantasia, que T.H. White escreveu é com certeza o mais completo, e brilhante relato da lenda de Arthur. E todo esse encanto por trás da palavra, que até mesmo eu sabendo que Wart se tornaria Rei, o autor fez com que eu pensasse que isso não aconteceria. No final eu já estava tremendo, e é impressionante como as emoções dele ultrapassam as páginas e conseguem nos atingir sem escapatória. Isso é magia viva.

Até mesmo Robin Hood, tem uma participação neste livro; uma aventura a parte é quanto ele e seu grupo aparecem. O autor escreve de uma forma que usa até mesmo a comédia, o que deixa a história bem marcante. O final que era esperado e que me deixou mais que apreensivo  é quando uma espada surge em uma pedra, e aí acho que todos sabem o que acontece. Mago Merlin, é essencial para a história pois ele já viveu no futuro e sabe como tudo irá acontecer. No próximos livros teremos o surgimento de novos personagens e então, os cavaleiros da Távola Redonda são formados. A editora caprichou nos detalhes deixando o livro lindamente apresentável; quase não encontrei erros. Mal posso esperar para ler os outros títulos de O único e Eterno Rei. Vale a pena ler, eu recomendo para todos e em todas as idades, principalmente para aqueles que curtam fantasia. Abraços a todos,
Maurício Dias//

"Quando a floresta retinia com cavaleiros batendo nos elmos uns dos outros, e os unicórnios galopavam com seus pés prateados sob o luar invernal e sopravam seu hálito azul no ar gelado. Tais maravilhas eram grandes e tranquilizadoras."

4 comentários:

  1. Também amo histórias sobre o Rei Arthur! Você já leu Avalon, da Meg Cabot? É sobre e é muito boa. :)

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto bastante de histórias Sobre o Rei Arthur, mas só vi filmes, nunca li nenhum livro. Esse parece ser mto bom e engraçado tbm, hehehe...
    Bjoos
    Colecionando Livros

    ResponderExcluir
  3. Amo esse tipo de gênero! A capa é muito linda e chama muito atenção! Não conhecia o livro e tenho curiosidade!
    Vou apostar sim, já que vale a pena.
    A resenha me deixou muito ansiosa!

    Beijos,
    Le Lançanova
    PS. Tem promoção lá no blog! Serão sorteados 20 kits. Participe! http://migre.me/evwHi
    Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html
    shopping.uol.com.br/e-book-reverso_2631732.html

    ResponderExcluir