terça-feira, 21 de outubro de 2014

Resenha | Seis Anos Depois

Olá pessoal! Eu nunca tinha lido algum livro do Harlan Coben. Sempre tinha muita vontade, mas acabava deixando de lado. No entanto, com o lançamento de 6 anos depois, a minha vontade aumentou. E não me arrependo nem um pouco! Gente que livro é esse! Enfim, leiam a resenha e conheçam um pouco mais da história de Jake.

Jeake que, além de professor é muito romântico acaba vivendo um romance lindo com Natalie. Ele a ama muito. Eles passam um tempo maravilhoso juntos, Jake conta que estavam muito feliz. Até que um belo dia ela chega e diz a ele que, vai se casar com seu ex-namorado Todd e, que, Jake não deve procura-la nunca mais. Nosso narrador-personagem fica, obviamente, sem entender. Logo, o casamento chega e ele está lá sentado no último banco da igreja assistindo a tudo acontecer. Nada parece real ou não tão verdadeiro o quanto ele poderia imaginar a princípio.

A vida segue, mas para Jake não. Algo o segurou naquele dia. Ele liga para Natalie e, ela não o atende. Saiu da sua vida de vez. Só que isso é um mistério, os acontecimentos não encaixam. Como poderia Natalie ter mudado repentinamente e ir embora não explicar nada - absolutamente nada para Jake? Ele então, começa a pesquisar mais sobre os personagens e seus caminhos. Com isso, ele vai percebendo e descobrindo coisas antes desconhecidas. Cada vez mais ele vai conhecendo novamente o que ele já conhecia. E isso vai de uma maneira até que Jake se vê dentro de uma teia no qual ele não imaginava se meter.

Um pouco romântico e bastante instigante – com certeza instigante. No entanto, para mim o final não foi nada inesperado. Nada surpreendente como muitos estão dizendo por aí. Além de estudante de letras, eu leio muito, logo, antes da metade da história já ficamos sabendo de muito. O final para mim era esperado. O que vamos descobrir de novo é um "porque" (spoiler), apenas isso. O resto - que é ótimo - é o desfecho de tudo.

EU ADOREI este livro! No entanto não consigo entender de onde muitos blogueiros tiraram o final, o que eles escrevem em suas resenhas. O final é ótimo, bonito, mas esperem surpresas do meio da história e não muito do final. Observem que nem toda resenha precisa ser perfeita, mas puxar o saco de editora por causa de um livro é ridículo. O livro é muito bom e eu recomendo, mas eu devo contar o que realmente acontece na história e não somente no prólogo e inventar um final – que não existe - e encher o texto de adjetivos. Adjetivos estes que quem escreveu não conhecia nem o significado.

Continuando...

Um livro que mistura de forma homogênea o romance com o suspense. E uma característica interessante do narrador é que, ele se mostra bastante corajoso ou curioso a ir em frente no que ele está buscando. Além de inteligente o personagem de Jake é bastante equilibrado. Mas adorei os sustos que ele levou, principalmente a cena em que ele vê alguém correndo morro abaixo com uma arma na mão. Juro que ri, embora eu não seja nada insensível.


Bom, nem todos são aquilo que realmente pensamos que sejam e muitas vezes são mais do que podemos imaginar. Outro ponto que devo destacar é que muitas vezes não saber ou não gostar de usar a tecnologia não quer dizer que a pessoa não goste de uma boa arma. Pessoas assim tem pensamentos interessantes sobre o que é mais interessante usar: um celular e e-mail ou um revólver. E isso faz parte dessa super história que se chama “6 Anos Depois” do senhor Harlan Coben! Excelente leitura.

16 comentários:

  1. Sempre fico com vergonha quando o assunto é Harlan Coben pois não li nenhum livro dele.
    Sério, não tive oportunidade e pra confessar nem muita vontade.
    É que apesar de saber que ele escreve super bem esse não é um gênero que me apetece muito.
    Ler policiais é uma coisa que me tira da zona de conforto. Estou começando nesse gênero então fico só babando nas resenhas dos livros dele. Assim como babei na sua resenha, super bem escrita, faz vontade de saber de toda a história, de verdade.
    Prometo, assim que possível vou começar a ler os livros do Harlan... daí te falo o que acho do autor e suas obras.
    Beijos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada desse autor, mas confesso que fiquei extremamente curiosa depois de ver tantos livros e a receptividade dos fãs na Bienal.

    Gostei do seu comentário sobre os blogs puxar saco das editoras. Infelizmente isso acontece bastante, ainda mais quando é editora parceira. Acredito que se eles enviam os livros para resenhar eles querem uma opinião sincera sobre ele; inclusive é o papel do blog fazer isso.

    Blog:
    Cantar Em Verso . Fbook Cantar em Verso
    Pessoal:
    Fbook . silvianecasemiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Mauricio, tudo bem???
    Fico feliz por ter gostado do meu blog, eu fiz com muito carinho.
    Ah, eu cresci lendo Agatha Christie, adoro livros policiais, séries, filmes, uma dos meus gêneros preferidos!!!!!
    E, te desafio a ler os livros dela, porque é impossível descobrir quem é o assassino, como ele matou e por que. Ela é a rainha do crime!!!
    Quanto a Harlan Coben, sempre tive vontade também de ler seus livros, e da forma como você gostou tanto e recomenda, eu estou perdendo tempo.
    Livro para a lista de desejos.
    beijinhos.
    cila
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Coben é Coben
    Apesar de eu ter livro só um livro do autor eu sou apaixonada pela escrita do Coben. Esse livro em especial quero ler em breve e espero gostar. Gostei muito da sua resenha, cheia de sinceridade, continue assim
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá

    Eu sou grande fã dos clássicos dos romances policiais, como Agatha Christie e Conan Doyle, mas não li nada do Harlan. Gostei da sua resenha e da maneira franca como argumentou sobre o final do livro, de maneira imparcial. Coisa que sabemos, nem sempre acontece.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. EU QUERO ESSE LIVRO PARA ONTEEEEM!
    Mauricio, como ignorar um livro do qual você fala desse jeito? É irresistível, haha. Eu também nunca li nada do Harlan Coben e tenho um livro dele por aqui, justamente porque já intencionava conhecê-lo. O livro se chama Confie em Mim. Mas ainda não tive tempo para apreciá-lo... Então, 6 anos depois foi lançado e comecei a ver apenas resenhas apreciativas. Nenhuma novidade em se tratando deste autor. Mas todas as resenhas eram escritas por quem já conhecia este talento literário... É legal e diferente ler uma resenha escrita por quem também não conhecia o Harlan Coben. Deixou-me com vontade de fazer deste o primeiro livro do autor a ser lido por mim (rs).

    Gostei da sua frase: "Bom, nem todos são aquilo que realmente pensamos que sejam e muitas vezes são mais do que podemos imaginar." ==== Realmente, quero muito o livro!

    Beijos!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Mauricio
    Ainda não li nada do Coben. Tenho o livro Não conte a ninguem mas ainda não o li. Gosto muito do enredo de Seis anos depois e de como o autor trabalha com o suspense aliado do romance numa mesma trama, sem cansar ou confundir o leitor. Eu adoro livros policiais e por isso é que preciso adentrar no mundo do Coben.
    Fiquei curioso com a sua resenha e adorei o blog :)

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ola Mauricio também sou daquelas que ainda não leram nada do Harlen estou com esse livro no Kobo mas falta tempo para ler, o gênero do livro me agrada e vejo altos elogios ao autor e seus livros. Em breve vou correr para ler. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Maurício,
    muito bom o seu blog também. e gostei de sua resenha. Por incrível que parece não lembro de ter lido algum livro desse autor, mas posso começar com esse.
    um abraço,

    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li nenhum livro do autor, mas tenho muita curiosidade.
    Sua resenha me deixou com muito mais vontade de ler e espero gostar

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  12. Eu amo o divo Harlan Coben!
    Ainda não li Seis anos depois, na verdade ainda nem comprei :( Mas, vou comprar em breve, porque amo de paixão os livros dele, e a forma como tudo acontece rsrs

    Adorei a resenha!!! Fiquei mais louca ainda pelo livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá Maurício. Como vai?
    Que resenha bela! Tão desenvolta...Parabéns.
    Harlan Coben é um dos meus autores favoritos, e em disparada o melhor se tratando de livros policiais. Acho sempre que apesar da tenção, ele consegue manter uma narrativa fluida e desenvolta.
    Também nunca entendi o porque do final de Seis anos depois ser tão criticado, eu o achei tão bonito. Gostei bastante.

    http://garotaezine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá Maurício, tudo bem?
    Então, não gostei do livro. Foi a primeira experiência que tive com o autor e infelizmente não consegui me identificar com aquilo que ele escreveu. Principalmente com o protagonista, que na minha opinião, se deixava levar demais pelas emoções e não parava para pensar um minuto sequer nas demais pessoas ao seu redor.
    Não sei se lerei outro livro do autor em breve, mas se você me permitir, aqui vai uma dica de um livro policial dos bons: O Canto das Sereias da Val McDermid. ;)
    Beijos,
    Isabelle | http://www.mundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
  15. Sou apaixonada pelas obras do autor. Pra mim são viciantes e empolgantes. Quero muito este livro, pois pelo que estou vendo a história tem tudo o que mais amo. E sendo de quem é ... é impossível não gostar. A trama parece bem elaborada e o personagem bem construído. Com certeza vou ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oi Mauricio, adoro os livros do Harlan, ainda não tive o prazer de ler esse, mais até o momento só li resenhas positivas.
    Espero fazer a leitura em breve

    Relíquias
    http://reliquiasaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir