quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Resenha | Nosferatu

Olá pessoal! Até há poucos dias eu tinha que dizer que ainda não havia lido absolutamente nada de Joe Hill. Ao contrário de muitas pessoas que amam o pai dele, eu simplesmente não consigo gostar de O Iluminado. Então, eu estava muito afim de ler algum livro deste autor. Logo que, vi a divulgação do lançamento de Nosferatu, eu fique super aflito! Queria ler de uma vez. Não tenho muitas experiências com o terror atual e queria sentir todas as sensações possíveis com um livro desse gênero. Daí, eu li Nosferatu...

Estamos em novembro de 2014, logo será natal. Por isso, imaginem uma terra onde é sempre véspera de natal e ser feliz não é permitido. Depois de um breve prólogo, mas que, já me deixou um tanto arrepiado, a história se inicia. Victoria Mcqueen é uma garotinha comum que, mora em um lugar afastado da cidade, mas um lugar onde ela pode se sentir livre. Ela adora andar de bicicleta e o que ela realmente quer sentir é a liberdade. Se sentir capaz de fazer muito e, ser uma heroína. E é dessa forma correndo com sua bicicleta que Vic descobre um dom especial, o de viajar no tempo. Até então tudo parece divertido e incrível, entretanto as imagens relatadas pelo narrador já começam desde seus primeiros “passeios” a me deixar intrigado.

Victoria ao desejar encontrar alguém que possa explicar o porquê dela ter este dom, que, ela acaba por conhecer Margareth Leigh, uma bibliotecária que também consegue viajar pelo tempo. No entanto, Margareth faz seus passeios através de seu jogo de palavras cruzadas. Isso parece ótimo para Vic, pois então, fica sabendo que não é a única com este dom. Só que Margareth a avisa sobre algo muito perigoso. O Rolls-Royce de placa NOS4A2 e, seu dono, um expectro, ou seja, a representação fora da realidade, de Charlie Manx. Este que é mais do que assombroso, possui o dom de poder levar pessoas consigo para um lugar chamado Terra do Natal, onde ele mantém a seu modo um parque de “diversões” tenebroso.


Charlie é assustador e asqueroso. Ele já levou muitas crianças para este lugar e, elas acabaram se tornando como ele - em termos de características. E nenhuma criança voltou. Então, ele acaba por capturar Vic, mas ela consegue escapar e tudo muda em sua vida. Ele, no entanto, quer vingança e, a reencontrará anos depois, muito diferente, como alguém que passa de clínica em clínica, psiquiátrica e para viciados em álcool. E isso o servirá de motivo para tentar enganar Victoria.

“(...) No meio do mato alto, insetos produziam um ruído de algo sendo serrado. Vic não recolheu a mão a tempo. – Sr. Manx, eu peguei uma menina! Sr. Manx, venha ver!”

Eu acredito que Joe Hill tenha utilizado da forma de composição dos capítulos do livro para dar uma tenção a mais na história. Eu amei esse livro. As descrições do autor me faziam ter alucinações muito obscuras sobre os lugares citados. Eu senti medo e amei o livro também por isso. Confesso que por alguns momentos eu parei e olhei ao meu redor.


Também acho que utilizar crianças em livros não é uma tarefa muito fácil, pois é preciso saber escrever muito bem para saber colocar tudo em uma trama bem amarrada. Eu vejo isso em Nosferatu. Os personagens são marcantes e possível observar o crescimento da personagem Victoria, mas a reconhecendo durante as três fases de sua vida apresentadas no decorrer da história. Eu gostei bastante dela e, cada momento em que, ela passou pela ponte eu ficava com um certo friozinho na barriga e pensava “Essa ponte vai cair a qualquer momento”. Ah eu adorei. Recomendável! O livro ainda é cheio de ilustrações bastante peculiares, mas únicas. Devo agradecer a editora Arqueiro por utilizar esse papel maravilhoso que, deixa a leitura mais agradável ainda! Boa leitura a todos e, esse é um bom livro a ser lido em época de natal hahaha.

15 comentários:

  1. Eu ainda não li o livro, apenas uma amiga o leu e resenhou para o blog. Mas só de ler a sua resenha, lembrei da empolgação que minha amiga sentiu ao ler Nosferatu. Estou bem curiosa a respeito do que vou encontrar nessa história mesmo que tenha me decepcionado um pouco com o primeiro que tive com as histórias do Hill. Ah, vou tentar seguir sua dica e ler o livro no Natal. hahaha
    Beijos,
    Isabelle | http://www.mundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Mauricio, beleza?

    Nosferatu vem me chamando a atenção cada vez mais. O livro integra uma seleta lista de compras e, com certeza, pretendo lê-lo até - no máximo - Março. Abraços!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ola Mauricio leio tantos elogios a esse livro, que já está em minha lista de leitura .Colocar crianças em livro deve ser feita de forma leve ainda mais com esse gênero e pelo que sei o autor acertou em cheio a dosagem. Lerei em breve . abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Poxa assim fico aqui necessitada de ler o livro. Não tenho costumes de ler sobre terror, mas ganhei em sorteios alguns livros do gênero e com certeza vou lê-los.
    Bom, tenho muita vontade de ler este livro, pois vejo somente comentários positivos até o momento, pois isso tenho certa expectativas sobre ele.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nosferatu vem mexendo comigo e tempos, não li anda, mais creio que se não ler antes do fim do ano não duvido nada haha
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Como eu amo esse livro, um dos melhores do Joe Hill !

    ResponderExcluir
  7. Oi, Maurício!
    Muita gente adooooooora o Joe, mas nunca tive coragem de pegar um livro dele. Não sou a maior fã do mundo de terror, esses livros me dão agonia uahsauhsuahsauhsauhs Então prefiro ficar longe. Mas que bom que você curtiu, é sempre ótimo quando um livro agrada :D

    bjos,
    Bianca

    www.blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Adorei a sua resenha, mas confesso que me senti mais curiosa justamente porque você não deu respostas (rs). Aiai… o que o Charlie faz? O que ele é realmente? A Vic se tornará como ele? D: Eu também tenho curiosidade em ler algo desse autor, mas adicionei aos meus desejados O Pacto para começar. Agora, Nosferatu vai para a minha lista também, haha.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Eu amo livros desse gênero, quando você Confessou em sua resenha que por alguns momentos você parou e deu uma olhada ao seu redor, imaginei, caramba a historia deve dar medo mesmo, te deixou paranoico foi? kkk amo livros desse gênero que realmente fazem jus, adorei a resenha e o livro parece ser ótimo vou correr atras dele para mim!

    xoxo!
    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Um dos meus livros prediletos e que amei acompanhar! Joe Hill se superou em Nosferatu, uma história arrepiante, cheia de suspense e final maravilhoso! Me dá muita vontade de reler esse livro de tão bom que é!

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu já havia lido outra resenha desse livro e ficado interessada, com a sua eu fiquei ainda mais curiosa. Mas confesso que sou um pouco medrosa com histórias assim, mas enfim, espero lê-lo.

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá Maurício,
    Eu sou um fã de Stephen King, tendo lido várias obras dele, que são de arrepiar, mas estou muito curioso para ler este livro de Joe Hill, que parece realmente ser ótimo. Ótima resenha.
    um abraço,

    Antonio Henrique
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Mauricio!

    To com esse livro aqui na fila pra ler!
    Até comecei, mas acabei abandonando não sei lembro o motivo...
    Maaaas como estamos perto do natal, acho que o clima está mais que apropriado para o tema! *---*
    Vou continuar e depois te conto o que achei!
    Beijokinhaaa!

    ResponderExcluir
  14. Oi Mauricio! Tudo bem?
    Nossa eu sempre vejo comentários bons sobre Nosferatu,porém eu não sou fã desses tipos de livro,na verdade eu passo longe! hehehehe
    Adorei a resenha.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  15. Eu tambpem nunca li nada do autor e sou doida para ler Estrada da Noite dele,mas nunca consigo separar tempo para ele,claro que depois de ler sua resenha de Nosferatu,aviso que vou passar pela mesma tortura,querendo muito ler e super sem tempo.

    Pelas resenhas que já li dos livros do autor,me parece que ele sabe colocar tensão em suas histórias e eu acho isso um elemento importante,pois prende o leitor e faz com que ele queira saber o que vai acontecer.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir