quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Retrospectiva | Melhores de 2014

Olá pessoal! Estou em ritmo de férias. Fiquei alguns dias sem postar nada por aqui, pois fiquei dois anos sem descanso da faculdade, portanto merecia alguns bons dias de descanso. Enfim, com um pouco de atraso, mas aqui está a lista dos Top de 2014 – na minha opinião.

Neste ano que se passou eu conheci novos autores, obras famosas e alguns clássicos que se tornaram favoritos. Conta pra mim qual é sua lista. Boa leitura!

Melhor livro:
Esse se tornou fácil um dos meus livros favoritos da vida! Estou amando a série de livros e também de TV, o qual acompanhei toda a primeira temporada. Você pode conferir a resenha deste livro "aqui".


Melhor romance 1:
Eu adoro livros sobre políticas, guerras e outros assuntos relacionados ao século XX. Querida Sue é uma história linda que cruza as duas grandes guerras. E, você pode conferir a resenha "aqui".



Melhor romance 2:
Não consegui escolher apenas um. O leitor de Bernhard Schlink é sem dúvidas um dos meus livros favoritos que abordem o tema nazismo. A escrita do autor é sensacional e, a forma como ele aborda o tema, questionando-o é muito bom.



Melhores poemas:
Sem dúvida, John Donne! Conheci este autor através de Diana Gabaldon e, logo comecei a ler mais textos e poemas deste poeta. Da renascença, Donne escreveu até os últimos momentos da sua vida – no leito de morte mesmo. Conheça um pouco mais do autor "aqui".



Melhores Contos:
Os de Selma Lagerlöf. Conheci essa clássica autora sueca ao acaso em 2014. Me encantei pelos seus personagens, sua inspiração e escrita. Super recomendo. Não é muito fácil encontras textos dela em português, mas vale a pena procuras. Conheça um pouco mais sobre ela "aqui".



Melhor suspense:
Outro livro que conheci ao acaso. Comprei nos últimos dias de 2013, mas só o li em 2014. Ele estava em promoção em uma livraria e acabei comprando. Esse é um livro único! Uma história dentro de outra história. Sem palavras ainda para descrevê-lo. Em breve faço uma resenha. Esse livro me deu calafrios.



Melhor fantasia:
Melhor pelos personagens, pela escrita, pelo plano de fundo, pelas aventuras e, por todo o resto. Essa quadrilogia é sem dúvida um banquete e tanto para amantes de fantasia. Você pode conferir a resenha dos três primeiros volumes "aqui", "aqui" e "aqui".



 Melhor livro político:
Hanna Arendt é uma das mulheres mais importantes do século XX. Devido a trabalhos como este. Simplesmente uma leitura e tanto que, eu acredito ser fundamental para a minha formação como leitor.


Melhor personagem masculino:
Michel, de O Leitor. Ele é um rapaz forte! Adorei quando li o livro acompanhar o crescimento de Michel. É possível perceber a diferença de idade nas duas fases dele.



Melhor personagem feminina:
Claire!!! <3 Como não? Nossa linda viajante no tempo! Eu amo Claire, não importa o que aconteça ainda, estarei ao lado dela – como leitor, é claro.




40 comentários:

  1. não sabia que a série outlander era baseada num livro! adorei =)
    sua seleção ficou muito boa =)
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Ainda não li nem vi Outlander, mas tenho a primeira temporada da série aqui para acompanhar. Parece ser bem legal e interessante. Quero ler Querida Sue.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nem assisti Outlander :( isso me deixa tão triste, mas desse ano não passa.
    A série o Mago também parece ótima e quero muito ler. O Leitor eu só assisti o filme e confesso que não fiquei interessa em ler.

    Jéssica Rodrigues
    http://www.coracaoleitor.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ola ainda não li Outlander mas não vejo a hora, estou enrolando devido a quantidade de páginas x muitos livros na fila . Gostei de sua retrospectiva . O mago ainda não li também . abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei de conhecer suas leituras, não conheço nenhum livro que você falou rsrs.....mas me interessei por dois, que são: Tony e Susan e Querida Sue. Fiquei com vontade de ler esses.
    Bjss!!

    http://stylishsgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oieeeeeeeeeeeeeee
    Ai como não ser o melhor livro Outlander???? Eu amei também! De paixão, já engatei o segundo, a série de tv é divina também! A Claire e o Jamie são maravilhosos! Ai amei seus melhores! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Sue tão lindo!!!!
    Outlander ta reinando, aparece em quase todas as retrospectiva
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiee.

    Vi o filme de O Leitor, pois uma amiga disse-me que era muito bom. Ainda não li o livro, pois tive conhecimento a pouco tempo. O filme é muito bom realmente e com certeza com o livro vou entender melhor as coisas.
    Estou lendo Tony e Susan e estou com medo do que virá rsrsr

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu não conhecia O Leitor (nem o livro e nem o filme), mas achei ótimo o seu comentário e espero conhecê-lo em breve. Outlander... buááááá. Comprei em novembro pela Saraiva e não o recebi. Deu uma treta na entrega e até agora não resolveram, acredita? Muito triste. Estou louca para ler o livro. Espero que logo possa colocar minhas mãos sobre ele.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu não li nenhum dos livros que você citou, mas tenho vontade de ler Tony e Susan. Além de ter gostado da capa, gostei da sinopse. Tenho visto muitas críticas positivas do Outlander e é outra leitura que quero fazer.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Querida Sue e Tony e Susan, dois livros que quero muito ler. O primeiro que citou eu também queria, mas descobri que a serie tem mais de 6 livros, e são monstros de livros, com muitas páginas,kkkk.

    Espero ler os dois que citei este ano.

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá, não conheço muito suas escolhas, mas fico feliz que tenha gostado tanto assim... Estou louca para ler Outlander , todos falam muito bem desta série enorme rsrs.
    Gostei do post.
    Beijos e sucesso.
    chuvaelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá... não li nenhum dos livros que você citou... mas assisti o filme O leitor... e amei achei incrível... então parece que o livro deve ser bem melhor... assim espero porque o coloquei na minha lista de comprinhas... Estou curiosa por Outlander...só ouço e leio elogios sobre a série... Xero!!

    ResponderExcluir
  14. sou louca para ler a serie outlader e MAGO, vejo inumeros elogios sobre ambos, quero muito saber se é realmente verdade! :D
    Bjokas!!

    ResponderExcluir
  15. Ótima lista! Somente o último livro eu li, e não curti muito o Mago, demorei dois meses para finalizar o livro e mesmo sendo interessante, não deu, muito enrolado para mim, desisti dessa série.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bom?
    Feliz 2015! Confesso que estou cada vez mais curiosa para ler Outlander. Meus amigos leram e estão loucos com a história. Preciso criar coragem para enfrentar tantas páginas.
    Fiquei curiosa para ler a resenha de Tony e Susan, pois sempre vejo esse livro e não sei qual é a história dele.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, eu assisto a série Outlander e sou apaixonada pela história, quero muito ler os livros, só desanimo pelo tamanho, levar esse livro no metrô é complicado, verei se compro em e-book.

    Bjks

    Patty Santos
    Blog Coração de Tinta

    ResponderExcluir
  18. Tenho curiosidade de ler Outlander, mas o tamanho do livro me desmotiva. Li O Leitor quando estava na faculdade. O livro é legal, mas achei o filme exagerado.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá Maurício,
    Gostei de sua seleção de melhores do ano. Eu ainda não tinha feito isso, mas é uma boa ideia fazer uma retrospectiva de nossas leituras. Infelizmente não li nenhum desses livros, mas acredito que Outlander é realmente um ótimo livro, pelas resenhas que tenho lido.
    um abraço,

    Antonio Henrique Fernandes
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olááá
    Muito boa a sua seleção, grande maioria eu nem conhecia, mas fiquei atiçada a conhecer.
    Me interessei muito pelo melhor "suspense", com certeza ficarei de olho, aguardando alguma promoção dele :D

    bjs

    ResponderExcluir
  21. OiE!!!
    Cara Outlander eu adorei a série, confesso que me desanimei quando vi o livro de primeira, achei muito grande, mas vejo que será uma daquelas leituras rápidas para mim. Quero muito que a série volte porque estou morrendo de saudades do meu Jimie <3

    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  22. Dos livros que você citou só cocheço dois e tenho muito interesse em lê-los. O primeiro é Outland e o segundo é Mago. As histórias desse livros me chamam muita atenção e espero muito poder conferir elas esse ano.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá Maurício, tudo bem?

    Guri, não li nenhum destes livros, mas tenho outros mil na minha listinha hahaha. E a de 2015 vai ser maior ainda \o/

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Dos seus preferidos só li Outlander e realmente foi uns dos melhores do ano passado.Os outros da lista não conheço.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  25. Ola Maurício, tudo bem?
    Adorei as suas escolhas. Ainda não li Outlander e nem assisti, mas espero fazer isso esse ano. Fiquei bem curioso quanto a Tony e Susan, espero ver a resenha aqui, okay?

    ResponderExcluir